Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Escolas realizam atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8), os estudantes da rede estadual estão envolvidos em uma série de atividades que abordam o papel da mulher na sociedade e a luta contra questões como o machismo, o sexismo, a misoginia e a violência doméstica. No Colégio Estadual José Batista da Mota, localizado na cidade de Macaúbas (685 km de Salvador), no Centro-Sul Baiano, a temática é aborda com música e Literatura nas salas de aulas.
A iniciativa é do professor de Língua Portuguesa, Márcio Deuclides Santos. Durante as aulas, os estudantes estão analisando letras de músicas como “Começar de Novo”, de Ivan Lins, e obras literárias. “O objetivo da análise discursiva é refletir sobre questões como machismo, sexismo, violência doméstica, além dos espaços e papéis atribuídos historicamente à mulher”, afirma o educador.
Para Tecília Júlia Rodrigues, 16 anos, do 3° ano o projeto é enriquecedor. “Estamos analisando a personagem do romance Clara dos Anjos, do escritor Lima Barreto, que sofre preconceito. Nestas obras, percebemos as diferentes visões dos autores sobre a figura da mulher e que nos faz pensar na importância do papel da mulher na sociedade”, comenta a estudante.
Na manhã desta quinta-feira (2), os estudantes do Colégio Estadual José Batista da Mota foram recepcionados com músicas que destacam o papel da mulher. Dentre as ações programadas para o mês na unidade está a confecção de um mural com fotos das mães dos estudantes, como uma forma de homenageá-las. “Minha mãe é uma mulher batalhadora e que sempre me apoiou. Ela é um exemplo e eu a amo”, revela o estudante Paulo Henrique Menezes, 16, do 2° ano.
Ações institucionais – A Secretaria da Educação do Estado da Bahia também iniciou, nesta quinta-feira (2), um ciclo de atividades relacionadas à temática “Março Mulheres – Mulheres que Transformam”, que serão realizadas durante todo o mês. A abertura da programação foi marcada pela atividade lúdica “Peça a Sua Música”, na qual as servidoras da Secretaria assistiram videoclipes e fizeram reflexões sobre as letras de músicas relacionadas à temática.
“A atividade teve como foco o entretenimento e o debate através da música e foi muito interessante porque discutimos a respeito do que as mulheres pensam sobre a importância do oito de Março e sobre a “Lei Antibaixaria”. Além disso, analisamos letras de músicas depreciativas e que não agregam valor nenhum ao universo feminino, bem como poesias, versos e prosas que enaltecem a mulher”, destaca Erica Capinan, coordenadora da Educação para a Diversidade da Secretaria da Educação do Estado.
A coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, optou pela canção “Formation”, da cantora Beyoncé. “A música é muito boa e denuncia o preconceito racial”, diz. Já a servidora Tatiana Costa analisou a música “Santinha”, do cantor Léo Santana. “Não me identifico com este tipo música, de  letra sensual”, afirma.
Confira a programação do “Março Mulheres – Mulheres que transformam”: www.educacao.ba.gov.br.
Marque sua reportagem no Colégio Estadual José Batista da Mota
Contato – Professor Márcio Deoclides – (77) 9-9950-4743
 - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Tel: (71) 3115 - 8954/9026
www.educacao.ba.gov.br

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#