Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

PF vê 'indício concreto' de mentiras nos gastos eleitorais de laranjas do PSL


PF vê 'indício concreto' de mentiras nos gastos eleitorais de laranjas do PSL
Foto: Reprodução / G1
A Polícia Federal em Minas Gerais revelou que tem indícios concretos de que candidatas laranjas a deputada estadual e federal vinculadas ao PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, falsearam a prestação de contas de campanha.

Após dois meses da abertura do inquérito, a PF fez a primeira operação nesta segunda feira (29) em endereços relacionados ao PSL mineiro, ligados ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

“Isso é um indício concreto que a gente acha que está amplamente comprovado. Aquelas prestações de contas não refletem a verdade do que efetivamente ocorreu em termos de gastos de recursos”, afirma o delegado Marinho Rezende, responsável pela investigação à Folha de São Paulo.

As investigações tiveram início após a Folha revelar em fevereiro deste ano que o hoje ministro  ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PSL), Marcelo Álvaro Antônio, liderou o esquema de candidatas laranjas em Minas durante as eleições, quando chefiava o partido no estado.

O custo médio de um candidato eleito é de cerca de R$ 10 por voto obtido. No caso das candidatas, segundo cálculo da PF, algumas chegaram a gastar R$ 300 por voto. Para a polícia, é um indício de que os recursos não foram gastos efetivamente com a campanha.

Álvaro Antônio nega as acusações de ter patrocinado o esquema de laranjas, e Bolsonaro diz que aguarda as investigações para manter ou não o ministro. A Polícia Federal vê elementos na participação de Álvaro Antônio na fraude.

O caso das laranjas do PSL é alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público em Minas e em Pernambuco e levou à queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que comandou o partido nacionalmente em 2018.

A operação desta segunda-feira, é denominada Sufrágio Ostentação, a suspeita é de que elas tenham relatado despesas de serviços que não aconteceram, desviando dinheiro para outras candidaturas.

Conforme a Folha mostrou, parte do dinheiro público direcionado por Álvaro Antônio para quatro candidatas do Vale do Aço e Curvelo voltou para empresas ligadas a assessores e ex-assessores do gabinete de Álvaro Antônio na Câmara. Ele exercia o mandato de deputado federal em 2018.

Até agora a Polícia Federal ouviu 40 pessoas e apura o envolvimento de dirigentes do partido no esquema, apontando que o partido teria ludibriado a regra que obriga o repasse de 30% do fundo partidário para candidaturas de mulheres, beneficiando terceiros ou candidaturas de homens.

A deputada federal Alê Silva (MG), foi uma das quatro que afirmaram terem sido usadas ou recebido propostas para serem usadas como laranja.Em entrevista à Folha, Alê Silva relatou a existência de esquema de candidaturas de laranjas comandado por Álvaro Antônio e afirmou ter recebido a informação de que o ministro do Turismo a ameaçou de morte em uma reunião com correligionários, no fim de março, em Belo Horizonte.

 
O depoimento da deputada foi espontâneo à PF em Brasília e solicitou proteção policial. Ela foi eleita com 48 mil votos, sendo a primeira a relatar o esquema de laranjas. Álvaro Antônio negou ter feito ameaças e que a deputada faz campanha difamatória conta ele.

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#