Mais de 400 pessoas morreram por dia devido ao cigarro


No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Nesta sexta, dia 31, é comemorado o Dia Mundial do Tabaco.

Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco: 34.999 correspondem a doenças cardíacas; 31.120 por DPOC; 26.651 por outros cânceres; 23.762 por câncer de pulmão; 17.972 por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; 10.812 por acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, o tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano e matará um terço a mais de pessoas até 2030 do que agora.

Alerta

A médica pneumologista Maristela Sestelo, alerta para a dependência química que sofrem os usuários do tabaco. “É uma dependência como oura qualquer, a diferença que o cigarro é uma droga que compramos em qualquer lugar e não tem nenhum tipo de proibição”.
Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Publicar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco