CNMP aplica pena de advertência a Deltan Dallagnol por criticar ministros do STF


CNMP aplica pena de advertência a Deltan Dallagnol por criticar ministros do STF
Foto: Agência Brasil
O procurador da República Deltan Dallagnol recebeu a penalidade de advertência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na manhã desta terça-feira (26), por maioria dos votos. Ele foi advertido por ter declarado em uma entrevista à Rádio CBN que o Supremo Tribunal Federal (STF) passa a mensagem de leniência a favor da corrupção em algumas de suas decisões.

O relator do processo administrativo disciplinar foi o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, que sinalizou o descumprimento do dever de guardar o decoro pessoal e urbanidade, previsto na Lei Orgânica do Ministério Público.  A declaração de Deltan foi feita no dia 15 de agosto de 2018, criticando, mais precisamente, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, integrantes da 2ª Turma do STF, por ter determinado remessa para Justiça Federal e Justiça Eleitoral do Distrito Federal, de depoimentos de acordo de colaboração premiada. O acordo foi firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Grupo Odebrecht relativas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, fossem remetidos para a Justiça Federal e para a Justiça Eleitoral, ambas do Distrito Federal.

Na entrevista, Dallagnol afirmou que “agora o que é triste ver, Milton [Milton Yung, jornalista da CBN], é o fato de que o Supremo, mesmo já conhecendo o sistema e lembrar que a decisão foi 3 a 1, os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim... que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.
Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Publicar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco