Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Desenvolvimento Territorial da Bahia é discutido na Fenagro



O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) esteve reunido nesta quinta-feira (28), em Salvador, na Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febabes) que acontece no âmbito da 28ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). No encontro, que foi o último no ano de 2019, os conselheiros fizeram um balanço das atividades no ano corrente e trataram das perspectivas da entidade para 2020.

Para o secretário estadual do Planejamento e presidente do Cedeter, Walter Pinheiro, diante do cenário desfavorável aos estados nordestinos no que tange à captação de recursos junto ao Governo Federal, além do Consórcio Nordeste que surge como uma alternativa à região para a busca de investimentos, o segmento da agricultura familiar é potencialmente uma aposta para fortalecimento da economia baiana.

“A agricultura familiar é responsável por uma parcela expressiva da nossa economia, dos alimentos que vão para mesa, daquilo hoje que já é possível se trabalhar num processo de verticalização em diversas cadeias, gerando postos de trabalho. Então, diante de um Governo Federal que não consegue enxergar uma política territorializada, uma política regional, abandonando completamente as regiões mais remotas do país, ou seja, o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de uma política centralizada, nós encontramos força na agricultura familiar para darmos um salto importante, que é o desafio que o governador Rui Costa tem pautado para a Bahia”, explicou Pinheiro.

O secretário de Desenvolvimento Rural e vice-presidente do Cedeter, Josias Gomes, ressaltou a importância do envolvimento dos diversos setores ligados ao meio rural nas discussões de desenvolvimento territorial. “Do ponto de vista da atividade principal da SDR [Secretaria de Desenvolvimento Rural], estamos procurando, junto aos agricultores familiares, reconhecer as necessidades, apesar de verificar resultados concretos de geração de renda, a partir dos investimentos feitos no estado da Bahia. Esperamos que os diversos setores envolvidos com o meio rural participem ativamente das reuniões territoriais para que haja, de fato, essa integração entre todos os segmentos do Governo e da sociedade civil organizada, para que a gente possa aumentar, inclusive, a quantidade de produtores rurais da agricultura familiar assistidos pelas políticas públicas”, disse.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento, vinculado à Secretaria do Planejamento, com a finalidade de subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário do Estado da Bahia.
          
Foto: Ascom/Seplan

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
Av. Luis Viana Filho, 2ª avenida nº250 - CAB
CEP 41.745-003 | Salvador - Bahia
comunicacao.seplan@seplan.ba.gov.br 
(71) 3115-3559 | (71) 3115-3948

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#