Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

DEM filia mais que PT para eleições em Salvador, mas partido de Rui ainda é maior


por Lucas Arraz / Mauricio Leiro
DEM filia mais que PT para eleições em Salvador, mas partido de Rui ainda é maior
Foto: Reprodução / Max Haack /Agecom
O DEM, partido do prefeito ACM Neto e do pré-candidato à sucessão Bruno Reis, filiou três vezes mais pessoas do que PT do governador Rui Costa na janela partidária para as eleições de 2020. O período, neste ano encerrado em abril, permite que vereadores mudem de sigla e serve para que os partidos comecem a registrar seus possíveis candidatos. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até abril de 2020, o PT tinha apresentado 26 novas filiações, incluindo a da pré-candidata à prefeitura major Denice Santiago. O DEM, no mesmo período, filiou 81 novos integrantes. 

Apesar da disparidade nesta ano, o número de filiados ao PT em Salvador segue maior. O DEM possui 4.968 filiados frente a quase 15 mil petistas registrados, apenas na capital baiana. 

Ao Bahia Notícias, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, refutou a comparação com a legenda do prefiro da capital e alegou que o número de novos petistas em 2020 foi maior do que o registrado pelo TSE. “O PT vem em um processo de democratização desde 2018. Atualmente, aceitamos filiações online e fazemos o controle dos filiados por um sistema próprio, sem submeter os dados ao TSE. Pelos nossos números, somos o maior partido de Salvador”, disse. 

Já o presidente do Democratas em Salvador, o vereador Duda Sanches, avaliou como "positiva" a maior filiação até o fechamento da janela e atribuiu a superioridade petista em números totais de filiados a um período maior de divulgação ideológica da legenda rival. 

"Estamos nos reinventando. Temos desde a ultima eleição a maior bancada na Câmara Municipal, acredito que é disparada entre os últimos 25, 30 anos. O Democratas se dissolveu um pouco, e o PT se fortaleceu com o governo de Jaques Wagner e Rui Costa. Vejo como positivo e sabemos que independente da quantidade de filiados, 65 serão candidatos. É o momento de partidos que tem pessoas inspiradoras como ACM Neto", comentou ao BN.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#