Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Procuradores reagem e temem desgaste da PGR com especulação do nome de Aras para o STF


A fala do presidente Jair Bolsonaro de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, é cotado para uma eventual vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) causou forte reação em todos os setores do Ministério Público Federal. Procuradores e subprocuradores ouvidos pelo blog temem que esse movimento de Bolsonaro cause forte desgaste para a imagem da instituição.
Há uma espécie de rebelião na Procuradoria-Geral da República (PGR) da relação mantida por Aras com Bolsonaro, num momento em que ele é responsável por investigações que atingem o presidente. Na segunda-feira (25), já tinha causado forte desconforto o fato de o presidente ter se convidado para ir pessoalmente encontrar Aras na sede da PGR.
“Essa fala do Bolsonaro, oferecendo a vaga ao Aras, é algo de inacreditável. Enfraquece muito a PGR e coloca sob suspeição as investigações que podem atingir o presidente. Aras deveria ficar distante dessa relação política”, criticou um experiente subprocurador da República.
Já há um movimento entre procuradores para pressionar a mudança na legislação para instituir a obrigatoriedade da lista tríplice para a escolha do PGR. Atualmente, a lista é apenas uma tradição.
Já no Congresso, há uma discussão sobre o fim da recondução do PGR e uma espécie de quarentena depois do mandato para poder ser indicado para outro cargo, como para ministro do STF.
Nesta quinta-feira (28), durante transmissão ao vivo por uma rede social, Bolsonaro afirmou que Aras pode ser um nome “forte” para assumir uma vaga no STF.
Para isso, segundo Bolsonaro, seria preciso que uma terceira vaga fosse aberta. Até o fim do atual mandato presidencial, em 2022, dois ministros se aposentarão por idade: Celso de Mello e Marco Aurélio Mello. O presidente diz que Aras não está cotado para essas vagas.
“Tem uma vaga prevista para novembro, outra para o ano que vem. O senhor Augusto Aras, nessas duas vagas, deixo bem claro, não está previsto o nome dele. Eu costumo dizer que tenho três nomes – que não vou revelar – que eu namoro para indicar para o Supremo Tribunal Federal. Um vai ser evangélico, é um compromisso que eu tenho com a bancada evangélica”, afirmou o presidente.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#