Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Mais de 80% dos vereadores tentam se eleger novamente em 2020

 


Quatro em cada cinco vereadores eleitos em 2016 disputam novamente as eleições neste ano, segundo levantamento do G1 feito com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dos 57.707 que ganharam na última eleição, 47.489 (82,3%) tentam se eleger em 2020.

Em 2016, esse percentual era de 73,5%, com 42.206 vereadores tentando outro mandato. Naquela ocasião, mais da metade conseguiu se eleger novamente.

Segundo a cientista política Lara Mesquita, do Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp-FGV), é esperado que um alto percentual de vereadores tente um novo mandato.

"É próprio da ação política (tentar reeleição). Ninguém espera que você se eleja para um cargo, sobretudo um cargo no Legislativo, e depois desista e vá embora. Se você tem um chamado político, para a vida política - qualquer que seja ele, não estou querendo julgar aqui -, é absolutamente normal isso em qualquer lugar do mundo."

Os municípios com maior variação no número de vereadores que tentam a reeleição estão nessa situação por um motivo alheio à vontade dos parlamentares: cassação do mandato.

Em Santa Bárbara (MG), apenas um vereador tenta a reeleição, contra 10 em 2016. Isso porque que 10 vereadores tiveram o mandato cassado em 2018 por suposto envolvimento em um esquema que desviou R$ 4 milhões e foi alvo da operação Apollo 13, da Polícia Civil de MG.

EM IBICARAÍ

No DIVULGACAND Aparecem como sendo releição os vereadores Aroldo Melo,Chico do Doce,Flavio Ramos,Meire da saude,Ney Macedo,Pedro da farinha e Zuza. Mesmo sendo releição os nomes de Lió,Dema Valença e Clicia Guerreira não aparecem como sendo releição. O vereador Ceone não disputa o pleito esse ano,quem irá disputar é o filho Álisson.

Vale lembrar que todos os vereadores tiveram seus registros de candidaturas deferidos,ou seja, estão  aptos a serem votados.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#