Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Secretaria da Educação do Estado realiza oficinas on-line com psicólogos voltadas para estudantes e professores



 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, continua realizando uma série de oficinas on-line sobre autoacolhimento e outros temas voltados para a saúde mental dos professores, estudantes e funcionários das escolas e integrantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), em todo o Estado. As atividades são realizadas via plataforma Google Meet por psicólogos que integram a equipe de profissionais da SEC.

 

Para a realização das atividades on-line, a equipe de cada NTE articula com a coordenação do programa e agenda as oficinas, juntamente com os gestores escolares que, em alguns casos, ficam responsáveis por criar o link da oficina e fazer a sensibilização e divulgação. O acesso ao link é autorizado pelo gestor, pelo técnico do programa ou por um representante do NTE. Além disso, as escolas que tiverem interesse em agendar oficinas deverão enviar um e-mail para o programa (saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br) ou solicitar o agendamento, via NTE, para que se faça o gerenciamento com o psicólogo e técnico capacitado.

 

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância das oficinas e demais ações promovidas pelo programa. "Para potencializar as ações de prevenção, o programa vem promovendo lives, oficinas e encontros on-line direcionados aos servidores, professores, estudantes e toda a comunidade escolar. É crucial o direcionamento dos olhares para a perspectiva preventiva. Já foram realizadas 5.508 consultas individualizadas com psicólogos do programa, além de campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da importância dos cuidados com a saúde, buscando sempre a prevenção. Temos agendadas, até o dia 30 de outubro, 1.087 oficinas. Deste total, 1.019 já foram realizadas com 18.113 participações".

 

Nesta quarta-feira (21), as oficinas contemplarão estudantes e professores das escolas localizadas em Salvador, Juazeiro, Serrinha, Eunápolis, Porto Seguro, São Francisco do Conde, Teixeira de Freitas e outras, sobre temas como "Outubro Rosa", "Gerindo emoções e melhorando as relações interpessoais", "Normal x patológico" e outros. Em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Rotary conferiram a oficina "Autoacolhimento em tempos de recolhimento". Na terça-feira (21), professores de algumas escolas de Paulo Afonso, Abaré e Mucureré participaram de uma oficina sobre o tema "Ansiedade e depressão". A programação segue até o mês de dezembro, contemplando as comunidades escolares de todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

 

Atendimento psicológico - Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando as dificuldades do período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.

 

Sobre o programa - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

Foto: Divulgação





Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
www.educacao.ba.gov.br
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#