Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Planalto decreta sigilo de cem anos para cartão de vacinação de Bolsonaro

 


Planalto decreta sigilo de cem anos para cartão de vacinação de Bolsonaro
Foto: Alan Santos/ PR

O Palácio do Planalto impôs sigilo de até cem anos ao cartão de vacinação de Jair Bolsonaro. Com a medida, nenhuma informação sobre doses de vacinas que o presidente recebeu poderá vir a público por um século. 
A decretação do sigilo foi informada à coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, que solicitou o cartão de vacinação por meio de Lei de Acesso à Informação. A Presidência justificou que os dados "dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem" do presidente e colocou sigilo de até cem anos ao material.

 

A medida chama atenção porque Bolsonaro atacou, diversas vezes, a imunização contra a Covid-19 e disse que não tomará a vacina. Em narrativa que minimiza a importância da vacinação, o presidente afirmou que ela não seria obrigatória no país, entendimento posteriormente contestado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também deu sobre o assunto baseadas em teorias conspiracionistas e sem amparo na ciência, como quando sugeriu que a vacina poderia transformar pessoas em jacarés por causa de eventuais efeitos colaterais (relembre). 

 

"Lá no contrato da Pfizer, está bem claro: 'Nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um chimpan..., um jacaré, é problema seu".

 

Em maio do ano passado, o Planalto travou mais uma batalha contra a transparência em relação à saúde do presidente. Os resultados de exames de Bolsonaro para Covid só vieram a público após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (releia aqui).

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#