Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Presidência da UPB deve movimentar negociações políticas

 


por Fernando Duarte

Presidência da UPB deve movimentar negociações políticas
Foto: Divulgação

Outra disputa que deve movimentar o mundo político da Bahia nas próximas semanas é a eleição para a presidência da UPB, entidade que reúne os prefeitos dos 417 municípios. Após dois períodos sob a tutela de Eures Ribeiro (PSD), parece haver uma sinalização de que o comando do “sindicato” não deve continuar com os socialdemocratas. Porém não há uma clareza muito grande sobre quem estaria como favorito nesse embate.

 

A campanha, todavia, já está escancarada. Nomes como Adriano Lima (PP), de Serrinha, estão com presença marcante com outdoors pelo interior da Bahia. Reeleito, ele conquistou o apoio do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e abriu margem para angariar votos dos partidos de oposição ao grupo político do governador Rui Costa. Mesmo que o gestor da capital tenha direito apenas ao próprio voto, a ascendência do entorno dele pode significar uma boa largada. Adriano precisa ainda pacificar o próprio PP, que também tem outros nomes na corrida - quando esteve no Bahia Notícias, ainda no final de 2020, o progressista citou mais seis potenciais correligionários que poderiam ser candidatos.

 

O fato da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ter gerado um revés para o PP, que tentou até o último instante mantê-la, é um ponto favorável para que um prefeito da sigla ganhe a UPB. A entidade entrou na conta do equilíbrio de forças há algumas gestões e é uma espécie de prêmio de consolação para quem ficou de fora da divisão dos principais postos de nível estadual. Então, é um plus na campanha de qualquer gestor filiado à legenda que saiu “derrotada” na disputa pela AL-BA.

 

Outro nome que tenta despontar é a ex-secretária de Relações Institucionais de Rui, a prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho (PT). Ela quer dissociar a corrida pela UPB de um embate partidário, mas dificilmente alguém vai levar a cabo essa interpretação. É uma estratégia para não ficar umbilicalmente ligada ao governo e ao PT, mesmo tendo ficado na coxia da governadoria até o limite de desincompatibilização. Como a função dela foi estratégica, talvez isso funcione para convencer prefeitos que ela atendeu enquanto secretária, mas avançar além disso não é tão simples quanto parece.

 

Com eleição marcada para o começo de março, as próximas semanas serão decisivas para o afunilamento de candidaturas. As duas citadas foram as que investiram mais recursos até aqui e podem nem chegar até a reta final da corrida para ser presidente do “sindicato dos prefeitos”. Porém é sempre de bom tom ficar acompanhando os próximos passos de quem pode se tornar o porta-voz de outros 416 representantes eleitos pela população.

 

Este texto integra o comentário desta sexta-feira (22) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para a rádio A Tarde FM. O comentário pode ser acompanhado também nas principais plataformas de streaming: SpotifyDeezerApple PodcastsGoogle Podcasts e TuneIn.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#