Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Narrador de rádio do Rio Grande do Sul chama Lucas Braga, do Santos, de "crioulinho"

 https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/noticia/narrador-de-radio-gaucha-chama-lucas-braga-do-santos-de-crioulinho.ghtml


O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, se referiu ao atacante Lucas Braga, do Santos, que é negro, como "crioulinho" durante o empate por 3 a 3 com o Grêmio, nesta quarta-feira, em Porto Alegre (assista ao vídeo acima). A ofensa pode ser enquadrada como crime de injúria racial.


Durante uma conversa com o repórter que acompanhava a partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Grêmio, Haroldo perguntou:

– Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?

– Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa.

De acordo com o dicionário Michaelis, crioulo significa "indivíduo descendente de europeus, nascido em uma das colônias de ultramar; Aquele que nasceu escravo em países sul-americanos, por oposição aos africanos que já chegaram escravizados a esses países; Diz-se de ou indivíduo da raça negra nascido na América, por oposição ao originário da África; Diz-se de ou negro nascido no Brasil".


Depois da repercussão do caso, Haroldo se defendeu:


- Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará. Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse:


"Quem é aquele neguinho lá na ponta"?


"Quem é aquele alemão ali no meio" ?


"E esse polaco aí quem é"?


- Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo.


- Reitero minhas sinceras desculpas aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência.

A Rádio Grenal também emitiu um comunicado:

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#