Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Foguetes atingem base no Iraque a 2 dias da visita do Papa

 


Ao menos 10 foguetes atingiram nesta quarta-feira (3) uma base que abriga soldados americanos no Iraque. O ataque ocorre a dois dias de uma visita histórica do Papa Francisco ao país.


O alvo foi a base aérea de Ain Al Asad, no deserto de Anbar, e vários foguetes atingiram a área em que ficam os soldados da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O coronel Wayne Marotto, porta-voz americano da coalizão internacional no Iraque, afirmou que as forças de segurança iraquianas iniciaram uma investigação.


Militares iraquianos disseram em comunicado que o ataque não causou perdas significativas e que as forças de segurança encontraram o local usado para disparar os mísseis


No entanto, de acordo com o "New York Times", um veículo de comunicação ligado a milícias iranianas afirma que três soldados americanos morreram. Perguntado sobre isso, o coronel Marotto disse que o incidente ainda está sendo investigado.


Este foi o primeiro ataque contra forças americanas desde que os EUA atingiram alvos da milícia alinhada ao Irã na fronteira entre o Iraque e a Síria, na semana passada, na primeira ação militar do governo Biden (veja no vídeo abaixo).

O ataque alimenta temores de uma possível repetição de uma série de ataques como os do ano passado, que culminaram no ataque de drones comandado pelos EUA que matou o general iraniano Qassim Soleimani.


A base aérea de Ain Al Asad é a mesma que foi atacada pelo Irã, em retaliação aos EUA, dias após a morte de Soleimani. Dezenas de militares americanos ficaram feridos na época, e um funcionário civil terceirizado morreu de ataque cardíaco após o ataque. O governo não informou se a vítima era iraquiana ou estrangeira.


Visita do papa

O ataque é o mais recente de vários que fora cometidos nas últimas semanas e mostra a dificuldade logística de organizar a visita do papa, que começa na sexta (5) e vai até segunda (8).

Francisco será o primeiro papa a visitar o Iraque, um país muçulmano de maioria xiita, na história.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#