Pazuello pede, mas Rui diz que não vai abrir mão de comprar Sputnik V para o Nordeste

 


Pazuello pede, mas Rui diz que não vai abrir mão de comprar Sputnik V para o Nordeste
Foto: Elói Corrêa/ Governo da Bahia

O governador Rui Costa (PT) disse ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que não vai abrir mão de comprar 20 milhões de doses da vacina Sputnik V para a Bahia e demais estados da região Nordeste. 

 

O anúncio do petista, de que vai assinar nesta sexta (12) o contrato para adquirir 6 milhões de doses do imunizante para o estado, provocou um impasse com o governo federal. 

 

Segundo a CNN Brasil, o Ministério da Saúde autorizou no final da tarde desta quinta-feira (11) a assinatura de um contrato para a aquisição de 10 milhões de doses da vacina, no segundo trimestre deste ano. Entretanto, a autorização veio na véspera de Rui Costa finalizar as negociações com o Fundo Soberano da Rússia para comprar as 20 milhões de doses para o Nordeste.

 

Isso fez com que Pazuello conversasse com Rui por telefone sobre a questão, na noite desta quinta. Segundo o governador, o ministro disse ter interesse em fazer a compra de todas as doses possíveis e teria pedido que ele intermediasse a compra com o fundo.

 

"O ministro informou que comprou as 10 milhões de doses da Sputnik, e eu disse a ele que, independentemente disso, nós vamos assinar o contrato. Ele falou então que o Ministério tem interesse em adquirir todas as doses que o fundo tiver disponível", relatou Rui. 

 

"Falei para ele que faria essa intermediação, mas que pretendia comprar as 20 milhões de doses, pois temo perder a oportunidade dessa compra", afirmou. O governador informou, ainda, que o fundo russo teria 39 milhões de doses disponíveis para o Brasil. Os dois devem voltar a se falar nesta sexta.

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Publicar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco