Ibi Terra Santa

Pesquisa aponta que 11,3% dos brasileiros têm depressão

 


Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde mostra que 11,3% dos brasileiros foram diagnosticados com depressão em 2021. O estudo Vigitel é feito por telefone periodicamente e sua última versão foi divulgada no último dia 7 de abril. Os resultados mostram que mais mulheres são diagnosticadas (14,7%) do que homens (7,3%), e que há diferenças regionais entre os moradores das 27 capitais do país.

Há mais mulheres com depressão em Belo Horizonte (MG, 23%) e Campo Grande (MT, 21,3%) do que em Belém (PA, 8%) e São Luís (MA, 9,6%). Entre os homens, a prevalência é maior em Porto Alegre (RS, 15,7%) e Florianópolis (SC, 12,9%). Salvador (BA, 4,2%) e Rio Branco (AC, 4,3%) têm o menor coeficiente entre as cidades. Em geral, a cidade com mais casos é Porto Alegre (17,5%) e a com menos, Belém (7,2%).

Conforme noticiou o portal Metrópoles, o estudo não sugere explicações para os resultados, mas um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que, durante a pandemia, as mulheres tiveram a saúde mental mais afetada que os homens. Segundo o órgão internacional, as responsabilidades de cuidado caíram sobre elas, além de serem mais frágeis economicamente, por recebem salários mais baixos.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Fale Conosco

Ibi Terra Santa