Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Divisão desproporcional vira 'calcanhar de Aquiles' do Orçamento Secreto e gera 'rebelião silenciosa' na Câmara

 


O Orçamento Secreto, nome informalmente dado às emendas de relator, garantiu uma força sem precedentes ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Mas agora esse mesmo instrumento vem dando dor de cabeça para o deputado. Parlamentares estão insatisfeitos com as diferenças de distribuição de verbas, que virou um "calcanhar de Aquiles do sistema, e já falam em "rebelião silenciosa".


As emendas de relator são um tipo de emenda parlamentar (recursos do Orçamento da União reservados para deputados e senadores encaminharem para obras e projetos nos estados). Ao contrário de outras emendas, as de relator têm critérios informais de distribuição e são consideradas menos transparentes. A divisão é acertada com base na negociação política.

Nesta fase final para liberação dos recursos antes das eleições, o blog ouviu de parlamentares do Centrão uma grande insatisfação com a divisão desproporcional do Orçamento Secreto. Isso tem gerado problemas nas bases eleitorais dos deputados nos estados.


Muitos parlamentares já defendem de forma reservada que os recursos do Orçamento Secreto sejam usados como reforço das emendas individuais impositivas. Isso porque essas emendas seguem o mesmo critério para todos os parlamentares.


“Mesmo quem recebeu dinheiro do Orçamento Secreto já está insatisfeito. Isso porque, na base, tem deputado que levou R$ 20 milhões. Mas tem parlamentar que conseguiu R$ 300 milhões no mesmo estado. Isso cria uma desigualdade sem precedentes na disputa eleitoral”, disse ao blog um influente parlamentar do Centrão.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#