Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Em conferência internacional, ministro da Defesa diz que respeita carta interamericana de afirmação da democracia

 


O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse nesta terça-feira (26) que respeita a Carta Democrática Interamericana. Em linhas gerais, a carta determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas, que devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema na região.


Nogueira fez um breve discurso na abertura da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada neste ano em Brasília.


"Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da organização dos estados americanos, oea, e a carta democrática americana, e seus valores, princípios e mecanismos", afirmou o ministro brasileiro.


A expectativa é que, após a conferência, os ministros assinem a "Declaração de Brasília". O documento deverá reforçar o apoio à "Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos".


A Carta Democrática Interamericana diz em seu artigo de abertura: "Os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la".

Falas no Congresso

Em audiência na comissão de Relações Exteriores da Câmara, no dia 14 de julho, o ministro da Defesa afirmou que o sistema eletrônico de votação “precisa sempre de aperfeiçoamento”, mas negou que as Forças Armadas coloquem em dúvida o processo eleitoral.


As Forças Armadas integram a Comissão de Transparência das Eleições. O órgão foi criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro do ano passado para discutir medidas que possam ampliar ainda mais a transparência e a segurança das eleições.


O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição, vem levantando suspeitas sem provas sobre a urna eletrônica, afirmando que não são auditáveis — embora sejam — e defendendo a aplicação de voto impresso, considerado um retrocesso pela Justiça Eleitoral.


No Senado, cercado de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, Nogueira chancelou a apresentação de um técnico da pasta que levantou suspeitas sobre a segurança das urnas.


Ele elogiou a fala do deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR), que questionou o sistema eletrônico de votações e disse que “não deixaria de receber” um ativista que, ao cobrar a contagem pública dos votos nas eleições deste ano, pedia acesso ao ministério para apresentar alguns dados.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#