Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí

Julho Amarelo’ oferta testes rápidos contra as hepatites virais nas Unidades de Saúde de Ibicaraí


 ‘A Prefeitura de Ibicaraí, através Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando durante o ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as hepatites virais, testes rápidos em todas as suas onze unidades de saúde (na sede e nos distritos). Os testes rápidos de hepatites B e C estão disponíveis e o cidadão poderá procurar o seu posto saúde, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento.

A Secretaria de Saúde informa que além dos testes de hepatites estão sendo ofertados também os de HIV e Sífilis e para fazer, basta o cidadão levar a sua carteira de vacinação. Com relação às gestantes, a Secretaria de Saúde informa que existe um protocolo para a realização dos testes rápidos no primeiro e terceiro trimestre de gravidez.

A Secretaria de Saúde convidou e tem trabalhado com o educador físico Marcelo Menezes nessas ações, no intuito de formar grupos com adolescentes através de atividades físicas, trazendo esse público jovem para usufruírem desses serviços de saúde, visto que o jovem é quem menos procura as unidades de saúde do município.

“Nós seguimos um calendário anual e o mês de julho é o mês de prevenção às hepatites virais, de acordo com a Lei Federal nº 13.802/2019, que tem como finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Através do nosso serviço de orientação e prevenção, nós orientamos e convidamos a comunidade a procurar e realizar os testes rápidos sempre que necessário. No momento estamos ofertando também os testes de HIV e Sífilis em todas as nossas unidades”, disse a secretária municipal de Saúde Luna Tavares.


O QUE É HEPATITE

hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha do Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 25.07.2022










Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#