Você já plantou uma árvore?

 


Eu adoro fazer essa pergunta: Você já plantou uma árvore? Se a resposta é já plantei, então plante outra; se nunca plantou, plante uma ou umas. Não passe por sua existência sem plantar uma árvore. Existem coisas nessa vida que todo ser humano precisa fazer, e plantar uma árvore deveria ser ação obrigatória de todo indivíduo que vive e diariamente consome ou depende de algum produto extraído da natureza.

Faz algum tempo eu comecei a perceber a importância de viver em comunhão com a natureza e o quanto é importante a preservação e conservação das nossas matas. Digo sempre que somos abençoados por Deus em poder viver nessa faixa restante de Mata Atlântica - que dizem chegar a 10% do antigo tamanho original de mata primária que existia aqui em meados de 1500, quando os portugueses, franceses e holandeses começaram a povoar e desmatar esse nosso rico e abençoado litoral brasileiro, além dos grandes latifundiários que desmataram muito para plantar café e criar gado bovino.

Li uma notícia outro dia em um conceituado portal de notícias que dizia que depois de 200 anos a nossa querida Mata Atlântica parou de encolher e pode voltar a dar sinais de um pequeno crescimento. A notícia mostra que existe pouco mais de 10% de mata primária preservada e que o restante são áreas desmatadas em processo de regeneração.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), a Terra tem hoje cerca de 3 trilhões de árvores e que ainda é necessário o plantio de aproximadamente 1,2 trilhão de árvores para reduzir o excesso de dióxido de carbono e ajudar a conter o crescimento do aquecimento global. O déficit é alto, mas a solução é simples e está ao nosso alcance, basta que você plante uma árvore e parte do problema estará resolvido.

Então, vai ficar aí parado? Plante uma árvore também!

Arnold Coelho

Sempre que posso planto árvore

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Enviar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco