Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Secretaria de Saúde de Ibicaraí realizou diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo

 



A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí realizou durante o mês de setembro diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na última semana aconteceram mais quatro ações: a primeira foi na quarta-feira, dia 21, na UBS Olyntho Matos, onde aconteceu um bate-papo com a equipe da Saúde daquela unidade.

Na manhã de quinta-feira, dia 22, aconteceu uma caminhada promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Silvino Pires (do bairro do Luxo), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Armando Miranda de Souza. A ação contou com a participação de profissionais de saúde da USF Silvino Pires e CAPS, que circularam pelas ruas do bairro carregando cartazes com mensagens alusivas ao tema, entregando panfletos e orientando as pessoas a buscarem a USF ao perceberem os primeiros sinais de depressão. A caminhada contou ainda com a presença de um carro de som, animado pelo professor Marcelo Menezes.

Na sexta-feira, dia 23, a ação aconteceu na sede do CAPS e na segunda-feira, dia 26, foi a vez de uma caminhada saindo da UBS do bairro Corina Batista, circulando pelas ruas do bairro e entregando panfletos alusivos ao tema.

De acordo com a secretária de Saúde Luna Tavares, o suicídio é um problema de saúde pública mundial. “Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária e câncer de mama. Usamos essas caminhadas para fazer um trabalho de prevenção e conscientização sobre o suicídio. Durante todo o mês de setembro, nossas onze unidades de saúde trabalharão esse tema com as comunidades dos respectivos postos”, disse Luna.


SETEMBRO AMARELO

Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 27.09.2022











Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#