Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Guanambi: Juíza suspende eleição da Câmara por conta de ‘3° mandato’ de vereador

 


por Redação

Guanambi: Juíza suspende eleição da Câmara por conta de ‘3° mandato’ de vereador
Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Uma decisão da Justiça ordenou uma nova eleição para a Câmara de Vereadores de Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a medida suspende um pleito ocorrido na última quinta-feira (3) em que foi reeleito para o biênio 2023/2024 o vereador Zaqueu Rodrigues da Silva (União).

 

É que uma ação movida pela vereadora e correligionária de Zaqueu, Maria Silvia Barros Neves de Souza (União), contestou a eleição. Lilia, como a vereadora é conhecida, declarou que havia irregularidade no pleito devido a sucessivas reconduções do mesmo presidente da Casa, que seguiria para um terceiro mandato consecutivo, já que ele esteve nos exercícios de 2019/2020, 2021/2022.

 

Conforme a juíza Adriana Silveira Bastos, a recondução para um terceiro mandato seguido atenta contra os princípios republicano, democrático e da igualdade, bem como contra a regra constante do art. 57, § 4º, da Constituição Federal. , vedando a recondução para o mesmo cargo da Mesa Diretora na eleição subsequente.

 

Ainda na sentença, a magistrada declarou que reconduções sucessivas e ilimitadas dos dirigentes de Poder aos mesmos cargos abrem campo ao monopólio do acesso aos mandatos legislativos, o que compromete a legitimidade do processo eleitoral.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#