Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Enfermeiros da Atenção Básica de Ibicaraí passam por capacitação do Cerpat Itabuna

 


Aconteceu na manhã de terça-feira, dia 06 de dezembro, nas dependências da Faculdade Uniube (antiga Faculdades Montenegro), situada na rua Professora Valdir Pinto Montenegro Matos (Rua da Faculdade), uma capacitação do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento à HIV/Aids e Hepatites (Cerpat) de Itabuna. 

A capacitação foi direcionada para profissionais da área da Saúde de Ibicaraí (Enfermeiros da Atenção Primária) e abordou sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e suas referências, onde buscar e como tratar no caso do paciente positivado de HIV, para onde encaminhar, o que fazer, e qual tipo de assistência dar para esse público.

Durante o período da manhã ainda aconteceram palestras ministradas pelas enfermeiras do Cerpat, Camila Ramos e Caroline Barretto, sobre o tema: “Preparados para preparar? Prevenção combinada com ênfase na profilaxia e pré-exposição ao HIV-PrEP” e “Saúde não combina com LGBTFOBIA – Por um SUS e uma sociedade livre de LGBTFOBIA!”.

Para o Coordenador da Atenção Básica, Cézar Morais, essa foi uma ação conjunta entre a Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, e além da importância de adquirir mais conhecimento na área, foi um momento de capacitação para os profissionais que irão poder orientar melhor o público LGBT que procura as nossas Unidades de Saúde da Família (USF) no dia a dia. 

Na oportunidade foi explicado também como e qual paciente deve usar o PrEP (medicação para portadores do HIV), que é distribuída de forma gratuita, porém sem acesso para vários portadores da doença.

O que é o PrEP?

O PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo do indivíduo infectado. A pessoa que tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo do portador da doença.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 10.12.2022








Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#