Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Lula decide retirar Abin do GSI e entregar à Casa Civil, sob o comando de Rui Costa

 


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), hoje sob a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para a alçada do Ministério da Casa Civil, comandada por Rui Costa (PT), de acordo com informações do portal G1.

 

A mudança, capitaneada por Rui, deve ser feita por meio de medida provisória e faz parte de um projeto mais amplo de desmilitarização da Abin. O plano de diminuir a influência militar nas áreas ligadas à presidência vem desde a transição, mas tornou-se urgente depois de 8 de janeiro. Depois dos acontecimentos daquele domingo, Lula tem sido aconselhado a colocar a Abin longe do alcance dos militares.

 

A avaliação no governo Lula é que, com Alexandre Ramagem – nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –, a Abin se transformou em uma espécie de agência particular para espionar e proteger parentes e amigos do ex-presidente, como no caso de Jair Renan. Ramagem esteve à frente da Abin entre novembro de 2019 e março de 2022.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#