Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Sessão da Câmara de Ibicaraí é marcada por leitura de diversos projetos, aprovação de comissões permanentes e discursos enérgicos

 


A segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, aconteceu na noite de quarta-feira, dia 22 de março de 2023, e na oportunidade contou com a presença dos vereadores Herbert Santana (Herbinho) presidente; Jonathas Soares, vice-presidente; Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário e José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário. 

Na oportunidade ainda se fizeram presentes os vereadores Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Clícia dos Santos Nascimento (Clicia Guerreira), Ednaldo José dos Santos (Lió), Leonardo Alves (Dodô), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo), Silvana Santana, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias e o Assessor Jurídico da Casa, Carlyle Assis, além de representantes da sociedade civil organizada, o presidente do Sindfusp, Weldon Santana e três ex-vereadores da Casa: Ney da Salomeia, Flávio Ramos e Louro. 

A sessão teve início com o presidente abrindo os trabalhos, solicitando ao vereador e primeiro secretário Chico do Doce, conferir a presença dos edis. Na sequência a vereadora Silvana Santana leu um versículo bíblico, para em seguida o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias ler a Ata da última sessão, que foi votada e aprovada por unanimidade. No momento seguinte Moises e o Assessor Jurídico Carlyle Assis leram o expediente do dia com a apresentação de seis projetos de Lei.

No momento seguinte o presidente da Casa dispensou o pequeno expediente (10 minutos) para o grande expediente (20 minutos), onde foi franqueada a palavra para os vereadores presentes.


Palavra franqueada aos vereadores:


Aroldo Melo (Aroldão)

O edil saudou a todos os presentes e na sequência falou sobre os projetos e leis que tramitam na casa. Aroldo falou da solicitação de Chico do Doce com relação às estradas vicinais e pediu ao Poder Executivo e a prefeita Monalisa Tavares que tenha total atenção com as estradas e o meio rural e os pequenos agricultores que precisam escoar suas produções.



Leonardo Alves (Dodô)

O vereador cumprimentou a todos os presentes e em especial os ex-vereadores presentes. O edil falou da sua indicação com relação a implantação de um semáforo no centro da cidade (no cruzamento da São Vicente de Paula e rua Dois de Julho) para reorganizar o trânsito local. Leonardo repudiou o péssimo serviço da Coelba em Ibicaraí e pediu uma audiência pública, convocando os representantes da Coelba para prestar esclarecimento sobre as constantes quedas de energia e uma solução para melhorar o serviço prestado pela empresa. 



Ednaldo José dos Santos (Lió)

O edil começou saudando a todos os presentes e em seguida pediu informação com relação a convocação da secretária de Educação, Miriam Andrade para prestar esclarecimentos na Casa. Lió lembrou que a convocação foi feita antes do recesso.

O edil lembrou que depois de muita cobrança a prefeitura está fazendo a estrada da Mirabela. Segundo o vereador a caçamba PAC tem ido pouco para o meio rural pois tem sido usada para carregar lixo.

O vereador ainda reclamou da falta de cuidado com a estrada do Sossego e disse ter vergonha de passar pela estrada. “Tenho dois anos pedindo. Eu acho que em dois anos de gestão eu nunca vi o trator da prefeitura na zona rural”. Lió ainda cobrou do secretário de Agricultura cursos para o homem do campo e lembrou que já ofertou cursos de galinha caipira e de vaca leiteira. Lió falou da falta de tampas de boca de lobo em ruas da cidade.



Edy da Vila

Começou elogiando os discursos dos seus pares e enalteceu a quantidade de projetos e leis aprovadas pela atual Câmara. Edy falou da preocupação dos atuais edis com os problemas diários da cidade.  O vereador falou da sua indicação para recuperação da estrada da Jussara que prontamente foi feita. O edil falou também da roçadeira para a Vila Santa Isabel que ele solicitou e foi prontamente atendido pela Infraestrutura. “Eu defendo o povo do meu distrito. Solicitei a iluminação da quadra e está sendo feita. Temos uma verba que já chegou e que em breve será feita uma grande obra no distrito. A boa cobrança será sempre bem vinda. Parabenizo o companheiro Lió pelas suas cobranças. É fácil falar, difícil é está aqui e fazer. Por último Edy parabenizou o vereador Chico do Doce pela a rua do Cacau que foi calçada, graças a um pedido dele junto ao seu deputado.



Chico do Doce 

O edil agradeceu a Deus e a todos os presentes e começou falando do patrolamento das estradas vicinais sem a aplicação de cascalho. “É jogar o trabalho no lixo. Não adianta patrolar sem cascalhar. É jogar dinheiro no lixo”. Chico disse ser inaceitável e vergonhoso não ter um trator para atender a zona rural. “Temos quatro tratores na atual gestão e nunca vi um trabalhando no campo”, cobrou o edil. Outra reclamação do vereador foi a praça do antigo Colégio Ressurgir, que segundo ele virou uma praça para abrigar animais sem donos. “A praça não é curral. Está insuportável morar nas proximidades do Ressurgir. E as travessas B, C e D, do bairro Novo, serão feitas? O dinheiro está na conta e as travessas têm seis anos sendo esquecidas", finalizou Chico.



Silvana Santana

A vereadora saudou a todos os presentes, os ex-vereadores e lideranças presentes e em especial os seus pais. Silvana falou da importância dos valores familiares. A edil falou do descaso com as estradas vicinais pautada por outros vereadores e lembrou da enchente de 2021 e das casas que serão construídas. A vereadora cobrou a demora no início da obra. “Não podemos perder o convênio dessas casas. Vou procurar o gestor de convênios Artur Peixoto para saber em que estágio está o andamento dessas 150 casas. Silvana cobrou da Infraestrutura um melhor olhar com as nossas praças, lembrando que a praça do Duque de Caxias e a do Instituto Transformar precisam de reforma. Silvana falou de um projeto dela para crianças com necessidades especiais e agradeceu a atual gestão pelo início da obra do esgoto da rua General Osório e o calçamento do loteamento Raimundo Esteves.



Du Artes

Saudou a todos os presentes em especial o ex-vereador e ex-presidente Louro e o ex-presidente Leonardo Alves. O edil lembrou da defasagem dos salários de parte dos servidores públicos municipais e parabenizou a atual gestão e a vereadora Silvana pelo calçamento do loteamento Raimundo Esteves e a rede de esgoto da rua General Osório. O edil cobrou a colocação de boca de lobo nas ruas Camacan e Monteiro Lobato e a limpeza do Ribeirão do Meio. Du Artes reclamou das estradas vicinais e disse que esse governo é de rede social. “Não existe passar a máquina sem colocar cascalho. Eu jamais serei omisso as coisas erradas. Não tenho poder de fazer. O meu poder é o de cobrar. Estou aqui para fiscalizar tudo e fazer valer o voto que o povo me deu. Sou servidor público, estamos aqui para servir. O nosso patrão é o povo."



Por último o presidente Herbert Santana leu a ordem do dia e colocou em votação as Comissões Permanentes da Câmara que foram aprovadas por unanimidade e por fim, não tendo mais nada a falar encerrou a sessão. 


Para quem quiser assistir a sessão, basta acessar o site da www.webradio.com.br e ou o Youtube no Canal Sul Bahia.


Data: 25.03.2023

Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí






Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#