Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Lula critica machismo e defende empoderamento feminino como 'condição para o desenvolvimento' em reunião do Brics

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu em discurso nesta quarta-feira (23) em Joanesburgo, na África do Sul, que o empoderamento das mulheres é condição fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos países.


Lula discursou no segundo dia de reunião do Brics – grupo econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião desta semana deve discutir, entre outros temas, a adesão de novos países como membros e/ou parceiros do Brics.

Lula viajou à África do Sul acompanhado da primeira-dama, Janja, e da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, além de outros ministros.


No discurso, saudou algumas das mulheres presentes à reunião do Brics, como a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o "banco do Brics"), Dilma Rousseff, e a representante da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics, Lebogang Zulu.


O petista também parafraseou no discurso o ex-presidente de Burkina Faso Thomas Sankara. "Não podemos almejar uma sociedade onde a metade da população é silenciada pelo machismo e pela descriminação na participação política e no mundo do trabalho".


Lula também aproveitou a fala para mais uma vez defender a moeda única, além de destacar que o interesse de outros países em entrar para o bloco é "reconhecimento de relevância crescente" do Brics.


Ao todo, 23 países se inscreveram formalmente para se tornar membros permanentes do grupo, incluindo Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Indonésia, Egito e Etiópia.

Vale destacar que o bloco se projeta como uma alternativa geopolítica a uma ordem mundial liderada pelos EUA, posicionando-se como representante do Sul Global. E tudo que os candidatos à adesão querem agora é capitalizar a influência econômica do Brics.


Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#