Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Prefeita Monalisa Tavares participa de mobilização municipalista da CNM em Brasília

 


A prefeita de Ibicaraí e Conselheira da União dos Municípios da Bahia (UPB), doutora Monalisa Tavares, está em Brasília (capital federal) desde ontem, terça-feira, dia 3 de outubro, participando de uma mobilização municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que recebeu cerca de 2,1 mil prefeitos de todo o Brasil. 

A mobilização levou para a capital federal várias pautas, entre elas, denunciar a grave crise financeira enfrentada pelos pequenos municípios brasileiros, em especial os municípios da região Nordeste, além de discutir e buscar soluções. A prefeita Monalisa Tavares participa do evento juntamente com prefeitos da região Sul da Bahia e representantes da UPB e vê como crucial a união desses gestores e a busca por melhorias.


Segundo Monalisa, é preciso repensar a divisão desse bolo. 60% de tudo fica em Brasília e 40% vem para os estados, que mandam apenas 15% para os municípios. Os 5.570 municípios fazem o Brasil andar e funcionar e recebem a menor fatia. É preciso repensar isso. Nossa Bahia tem 417 municípios, e tirando as grandes cidades, que arrecadam muito e vivem de comércio, indústria e turismo, a maioria dos municípios baianos são grandes em extensão territorial e pequenos em arrecadação, vivendo dependentes do FPM. 

“Passamos por uma pandemia que nos trouxe uma nova realidade, com um significativo aumento de problemas de saúde da nossa população e pouco repasse extra para essa área. Nossa população sofre. Hoje, a procura por unidade de saúde ou o hospital é maior – basta ver os números de atendimentos – e o gestor fica de mãos atadas. É preciso rever muita coisa ou muitos municípios vão baixar literalmente as portas”, disse Monalisa.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 04.09.2023




Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#