Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Bahia Cacau participou do Seminário Chocolates da Cabruca em Salvador

 


Aconteceu entre os dias 27 e 28 deste mês em Salvador, o seminário com  tema  “Chocolates da Cabruca: um patrimônio da Bahia”.  Promovido pela Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia(Chocosul) em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs), o encontro contou com a participação de representantes da Bahia Cacau.



O seminário reuniu especialistas, produtores, gestores públicos e os estudantes interessado em debater os desafios e oportunidades da cadeia produtiva do  cacau ao chocolate. As discussões abordaram desde aspectos econômicos e sociais até as estratégias para fortalecer e promover o chocolate de origem, beneficiando a economia e a cultura do território. 


Para o gerente comercial da Bahia Cacau Josivaldo Dias, o seminário contribuiu para aumentar a autoestima dos produtores e abri espaço para a ampliação dos horizontes da comercialização com mais atores envolvidos. “A congruência dos produtores, governo e academia facilita e demonstra a importância de elevar o alcance das vendas dos chocolates de origem”, destaca Dias. 


O cacau do Sul da Bahia faz parte da história do Brasil há pelo menos 250 anos e, após os desafios da década de 1980, a região ressurge no cenário nacional como território pujante do cacau com um novo posicionamento enquanto produtora de chocolates finos de origem feitos com amêndoas selecionadas do sistema Cabruca. A Bahia Cacau, marca da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) de Ibicaraí, faz parte deste  momento, sendo a primeira cooperativa da agricultura familiar do Brasil com a  produção de chocolate finos.



Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#