Quero iniciar este artigo prestando minha homenagem à professora MARIA LUZIA que, durante vários anos, esteve à frente do movimento de REVITALIZACAO DO RIO CACHOEIRA, realizando seminários, simpósio, palestras, conferências, trazendo até esta cidade personalidades renomadas sobre o estudo das águas na vida do ser humano e as consequências da poluição dos rios brasileiros no dia a dia do cotidiano das pessoas.
Foto: Internet Texto Jornalista. Cerimonialista. Membro da Academia Grapiuna.de Artes e Letras-AGRAL- e coordenador do movimento do " Senado " do Café Pomar. |
Residindo atualmente em Salvador, a professora acompanha toda a movimentação no que diz respeito a esta problemática desafiadora para administração municipal ( vem se arrastando ao longo dos anos) que deve ter um olhar bastante sensível para este desafio da poluição do RIO responsável pelo progresso e desenvolvimento de Itabuna, que quando aqui chegaram em 1869 os pioneiros e desbravadores FELIZ SEVERINO DO AMOR DIVINO E MANOEL CONSTANTINO, que se estabeleceram numa das margens do CACHOEIRA e fizeram as primeiras roças de subsistência para a alimentação de ambos.
Em dias da semana passada, a ASSOCIACAO DOS MUNICIPIOS DO SUL SUDOESTE DA BAHIA ( AMURC ) fez uma reunião com as presenças de várias autoridades para tratar da REVITALIZACAO DO RIO CACHOEIRA. A chamada BACIA DO RIO CACHOEIRA é formada pelos municípios de ITORORÓ, ITAPETINGA,FIRMINO ALVES, SANTA CRUZ DA VITÓRIA, ITAJU DO COLONIA, JUSSARI, IBICARAÍ, FLORESTA AZUL, BARRO PRETO, ITAPÉ, ITABUNA e ILHÉUS.
Itabuna , que está situada numa posição privilegiada, cortada por duas BRS- 101 e 415, gozando atualmente de prestígio político nas esferas nacional e estadual, além de quase todo o LEGISLATIVO MUNICIPAL dando apoio ao Chefe do Executivo, compete, pois, à CAMARA DE VEREADORES DE ITABUNA se constituir na locomotiva chefe no que diz respeito à REVITALIZACAO DO RIO CACHOEIRA, fazendo uma conexão com a AMURC e convocando os PODERES LEGISLATIVOS das cidades acima citadas e respectivos prefeitos para uma grande reunião sobre os destinos do CACHOEIRA.
Itabuna hoje é olhada por novo prisma pelo governo do Estado e o prefeito Augusto Castro pode,muito bem, usar o seu prestígio para desencadear a luta de REVITALIZACAO DO RIO CACHOEIRA. O CAVALO SELADO está passando e Itabuna não pode perder esta oportunidade, juntamente com a CÂMARA DE VEREADORES, de salvarem o RIO da civilização Grapiuna.
Jornalista. Cerimonialista. Membro da Academia Grapiuna.de Artes e Letras-AGRAL- e coordenador do movimento do " Senado " do Café Pomar.
Enviar um comentário
0 Comentários