O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou, nesta segunda-feira (8), o projeto de lei que prevê uma reestruturação das forças de segurança pública. Uma dessas mudanças é a criação de novas unidades da Polícia Militar (PM) em 14 cidades diferentes.
Algumas estruturas serão completamente novas, mas outras nascerão de unidades menores que já existiam nos municípios. O projeto também prevê a chegada de novos coronéis para reforçar a gestão e a ampliação do trabalho especializado de grupos como as Rondas Especiais (Rondesp).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a iniciativa vai garantir maior proximidade da polícia com as comunidades, rapidez no atendimento às ocorrências e fortalecimento do combate à criminalidade, especialmente em regiões estratégicas.
Confira a lista abaixo:
Salvador: novos batalhões em Itapuã e Nordeste de Amaralina
Feira de Santana: novo batalhão e Rondesp Leste
Eunápolis: novo batalhão
Luís Eduardo Magalhães: novo batalhão
Jacobina : novo batalhão
Valença: novo batalhão
Candeias: novo batalhão
Jequié : novo batalhão
Alagoinhas: novo batalhão e sede do Comando de Policiamento Regional (CPR) Litoral Norte
Irecê: novo batalhão e sede do CPR Centro Norte
Cafarnaum: transformação de Companhia Independente (CIPM) em batalhão
Monte Santo: transformação de CIPM em batalhão
Conceição do Jacuípe: transformação de CIPM em batalhão
Cachoeira: transformação de CIPM em batalhão
Xique-Xique: transformação de CIPM em batalhão
Maragogipe: sede da CIPE Recôncavo
Juazeiro: companhia de Policiamento Rodoviário
Além da criação das novas unidades, o governador também anunciou nesta segunda-feira a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães.
Projeto de reestruturação da segurança
O projeto sancionado nesta segunda tinha sido anunciado em agosto deste ano, em um evento realizado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.
Na Polícia Civil (PC), por exemplo, será criado o cargo de Delegado-Geral Adjunto de Operações e cinco novas Diretorias Regionais do Interior, ampliando a cobertura em áreas apontadas como estratégicas, como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.
Para a Polícia Militar (PM), ao todo, está prevista a criação de 25 novas unidades, entre batalhões, companhias independentes e comandos regionais, além da extinção de nove outras unidades e 19 cargos correspondentes. Também serão abertos 473 novos cargos de chefia e coordenação na mesma corporação.
Já os policiais da reserva terão a quantidade e o tempo de convocação ampliados. O número de policiais vai passar de 1.200 para 1.800 e o período de trabalho, de quatro para seis anos de atuação, tanto administrativa quanto operacional.
Outras medidas dizem respeito à criação de novos cargos na estrutura da Secretaria da Segurança Pública baiana (SSP-BA). No entanto, os detalhes não foram divulgados.
Enviar um comentário
0 Comentários