HÔ 12 meses atrÔs a cidade estava um verdadeiro caos: lixo sem ser recolhido das ruas, iluminação pública precÔria, salÔrios do funcionalismo público atrasados, avenida principal com barreiras e barro que impediam a passagem de pedestres e ciclistas, Feira com obras paralisadas e entregue ao mau cheiro às moscas e urubus, só para citar alguns dos problemas que os cidadãos ibicaraienses enfrentavam no final da desastrosa gestão de Lula Brandão.
Era preciso reconstruir a confianƧa da população no governo municipal, regularizando os pagamentos, limpando a cidade, inaugurando – de verdade – as obras que foram abandonadas pelo ex-prefeito, que só pensava na impossĆvel reeleição.
NOVA GESTĆO
Monalisa veio com a inovação de uma equipe de secretÔrios que nunca haviam ajudado nenhum gestor a administrar uma cidade. Deixou de escolher tradicionais nomes de pessoas conhecidas pela população, em uma tentativa de trazer novas ideias, novos pensamentos, novas atitudes de gestão pública.
Hoje a equipe jĆ” estĆ” afinada e ajustada, capaz de movimentar o municĆpio rumo aos desafios que precisam ser enfrentados no ano que se inicia. A Covid-19, com sua nova variante Delta, nĆ£o parece deixar IbicaraĆ respirar aliviada, mas sim permanecer atenta e na preservação da saĆŗde de sua população.
SAĆDE
Ter uma mĆ©dica experiente Ć frente do municĆpio, com uma secretĆ”ria que demonstrou ser eficiente na gestĆ£o da SaĆŗde, foi fundamental para que a Pandemia fosse combatida, com vacinação, orientação ao cidadĆ£o e pronto atendimento aos casos suspeitos. Isso fez a cidade ficar calma e controlar a incidĆŖncia de novos casos da doenƧa. Ver o nosso Hospital Municipal comeƧar a ser reformado, com a instalação de novos equipamentos e contando com maior nĆŗmeros de mĆ©dicos e profissionais da SaĆŗde voltou a trazer seguranƧa e paz Ć população.
CULTURA
Na Cultura, Esporte e Lazer, finalmente, os artistas e a população ibicaraienses passaram a ver o que todo mundo exigia: mais investimentos para que crianƧas, jovens e adultos pudessem dar vazĆ£o aos sentimentos jĆ” expressos por famosa banda nacional: “a gente nĆ£o quer só comida, a gente quer comida, diversĆ£o e arte”.
FINANĆAS
Nas FinanƧas cabe destacar o resgate do bom nome da Prefeitura Municipal de IbicaraĆ junto ao comĆ©rcio local e regional. O municĆpio voltou, após muitos anos, a ter crĆ©dito junto aos fornecedores, pois todos sabem que o governo atual honra os compromissos financeiros assumidos. TambĆ©m os comerciantes voltaram a vender para os servidores pĆŗblicos sem preocupação, cientes que todo dia 30 os salĆ”rios estarĆ£o nas contas correntes.
ADMINISTRAĆĆO
A Secretaria de Administração, responsĆ”vel pelo patrimĆ“nio pĆŗblico e pela gestĆ£o dos servidores municipais, enfrentou desafios na reorganização da casa, mas desempenhou o seu papel de auxiliar a prefeita nas decisƵes que mais impactaram o municĆpio neste ano de 2021.
EDUCAĆĆO
JÔ na Educação, Ibicaraà viu escolas sendo reformadas, professores voltando a ser valorizados, estudantes sendo assistidos com um olhar mais humano e responsÔvel, trazendo perspectivas de mais três anos que transformarão a Educação ibicaraiense.
SOCIAL
Quanto à Secretaria de Assistência Social, é evidente que cumpriu o seu papel em uma crise humanitÔria gerada pela Pandemia, sendo capaz de suprir as demandas mais urgentes da população mais frÔgil socioeconomicamente.
INFRA
A Infraestrutura deu conta do recado, cuidando das vias pĆŗblicas, da iluminação, da coleta do lixo e da destinação do mesmo, que deixou de ser acumulado a cĆ©u aberto no antigo lixĆ£o, resolvendo uma demanda de dĆ©cadas, que gerou atĆ© processo judicial contra o municĆpio. Agora todo o lixo Ć© enviado para um aterro sanitĆ”rio em outro municĆpio. A presente e as futuras geraƧƵes agradecem por isso!
AGRICULTURA
Na Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano voltamos a ver uma prefeita dando o devido valor Ć pasta, investindo recursos, dando condiƧƵes de trabalho e valorizando os setores que geram receita para o municĆpio.
GOVERNO
A Secretaria de Governo foi fundamental para o diÔlogo entre o Poder Executivo e os demais poderes, sendo canal de entendimento e gerando a discussão e a busca de soluções que viabilizassem projetos e ações fundamentais para o bom andamento da Gestão.
SAAE
Finalmente o SAAE, autarquia ibicaraiense, que enfrenta o sucateamento dos aparelhos e maquinÔrios que fornecem Ôgua à população, tem lutado, dia e noite, para resolver os problemas de forma efetiva, sem apelar para soluções de curto prazo, as quais - jÔ estÔ comprovado - acabam maquiando os problemas que voltam a surgir a cada mês.
PERSPECTIVAS
Enfim: o ano que se encerra pode ser considerado melhor do que o ano de 2020. Agora, com a equipe verdadeiramente mais experiente afinada, com muitos dos problemas estruturais encontrados jÔ mapeados e em vias de serem resolvidos, os ibicaraienses viverão a certeza de que 2022 trarÔ outros desafios a serem vencidos, com a certeza de que o novo ano serÔ ainda melhor!
Enviar um comentƔrio
0 ComentƔrios