Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Braga Netto toma posse na Casa Civil e consolida núcleo militar

O presidente Jair Bolsonaro empossou na tarde desta terça-feira (18) em cerimônia no Palácio do Planalto os novos ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Braga Netto assumiu a Casa Civil na vaga de Onyx, transferido para a Cidadania, antes comandada pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), que deixou o governo. As mudanças foram anunciadas na semana passada.

Com Braga Netto, um general da ativa do Exército, Bolsonaro consolidou o processo de “militarização” do núcleo palaciano. Agora, todos os ministros com gabinete no Palácio do Planalto são militares: três generais e um policial militar da reserva do Distrito Federal.

Casa Civil: Walter Braga Netto, general do Exército

Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Ramos, general do Exército

GSI: Augusto Heleno, general do Exército

Secretaria-Geral: Jorge Oliveira, major da Polícia Militar do Distrito Federal

As mudanças na Casa Civil e Cidadania ocorreram na primeira reforma ministerial do ano promovida por Bolsonaro, que também nomeou o ex-deputado Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional, em substituição ao servidor público Gustavo Canutto, que assumiu a presidência da Dataprev.


Após assinar o termo de posse, Braga Netto agradeceu Bolsonaro pela missão de chefiar a Casa Civil para coordenar e integrar as ações dos ministérios.


Em seu discurso, Bolsonaro destacou, ao se dirigir a Braga Netto, que a Casa Civil exige um trabalho semelhante ao do Estado-Maior do Exército, que o general comandava. Segundo o presidente, o novo ministro o auxiliará no dia a dia.


O general Walter Souza Braga Netto é o primeiro militar a comandar um ministério com as atribuições da Casa Civil desde 1981, quando o general Golbery do Couto e Silva deixou a chefia do Gabinete Civil no governo de João Figueiredo (1979-1985), último presidente da ditadura militar (1964-1985).

Atualmente, a Casa Civil coordena o andamento das ações dos ministérios, em uma espécie de centro de governo. A pasta também tem uma secretaria que trata da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

General de quatro estrelas, Braga Netto chegou ao posto máximo da carreira dentro do Exército. Nascido em Belo Horizonte (MG), o militar chefiava o Estado-Maior do Exército, um dos principais cargos da força.

Antes, em 2018, Braga Netto foi interventor federal da segurança pública do Rio de Janeiro, missão confiada a ele pelo então presidente Michel Temer.

O general também foi comandante Militar do Leste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Ele ainda foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016.




Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#