Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

A Bahia é dividida em sete mesorregiões; confira detalhes e peculiaridades de cada uma


Extremo Oeste Baiano

A microrregião do Extremo Oeste Baiano é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de 24 municípios agrupados em três microrregiões. Esta vasta região baiana pertenceu ao Estado de Pernambuco até meados de 1824. Após três anos sob administração mineira foi anexada ao Estado da Bahia em 1827.

Os principais municípios são: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

A Região Oeste da Bahia fica à margem esquerda do Rio São Francisco, banhada pelas bacias dos rios Grande, Preto, Corrente e Carinhanha, formada por 29 rios perenes. Geograficamente está inserida na região mais rica em recursos hídricos do Nordeste Brasileiro. As bacias desses rios atingem 62 400 km² o que equivale a 82% das áreas dos cerrados.


Vale São-Franciscano da Bahia

Formada por 27 munícipios, a região do Vale São-Franciscano é composta por quatro microrregiões. Boa parte da região pertenceu ao estado de Pernambuco até 1824, sendo incorporada a Bahia em 1827. A região tem sua importância econômica inquestionável pois localiza-se a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, uma das principais usinas hidrelétricas do país, e o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.


Centro-Norte 

O Centro-Norte Baiano é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de oitenta municípios agrupados em cinco microrregiões. Os principais municípios são: Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina e Senhor do Bonfim.


Nordeste 

O Nordeste Baiano é formada pela união de sessenta municípios, com uma população de aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes, agrupados em seis microrregiões. Os principais municípios são: Alagoinhas, Euclides da Cunha, Serrinha e Ribeira do Pombal.


Região Metropolitana de Salvador

A Região Metropolitana de Salvador é formada pela união de 38 municípios agrupados em três microrregiões. É nela que se localiza a capital e o maior polo industrial do estado

Os principais municípios são: Salvador, Camaçari, Cruz das Almas Santo Antônio de Jesus e Simões Filho.


Centro-Sul

O Centro-Sul Baiano é formada pela união de 118 municípios agrupados em oito microrregiões.  A cidade de Vitória da Conquista é a mais importante de todas, mas a região tem cerca de 80 munícipios. 

Há também os centros regionais secundários que são: Jequié, Guanambi, Brumado, Itapetinga. As cidades mais ricas são Vitória da Conquista com um PIB de 3.469.179.856,00 e Jequié com um PIB de 1.675.164.732,00. 


Sul Baiano

A mesorregião do Sul Baiano é formada pela união de setenta municípios agrupados em três microrregiões.

É nela que se localiza as plantações de cacau, além das mais belas praias do estado. Sua economia é bastante diversificada, inclui a agricultura na extração de cacau, nos polos industriais e no turismo.

Os principais municípios são: Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Valença.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#