No momento em que Bolsonaro intensifica 'toma lá dá cá' com Centrão, avaliação do Congresso piora

 

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (16), que mostrou aumento na avaliação negativa do Congresso Nacional, foi feita no momento em que o presidente Jair Bolsonaro passou a explicitar o loteamento político de cargos para o Centrão em troca de uma blindagem no Legislativo.


A prática, conhecida como "toma lá dá cá", se intensificou nos últimos meses.


Segundo o Datafolha, a reprovação ao Congresso subiu de 32% para 37%; a pesquisa mostrou ainda que a avaliação regular caiu de 47% para 43%; a aprovação do Legislativo se manteve estável, passando de 18% para 17%.


O instituto fez o levantamento com 2.065 pessoas, por telefone, entre 11 e 12 de agosto.


Na rodada anterior, a aprovação do Congresso e do próprio Supremo Tribunal Federal Supremo havia crescido num momento em que as duas Instituições ganharam protagonismo no enfretamento ao presidente Bolsonaro e na defesa da democracia.


Em abril e maio, Bolsonaro tinha intensificado ataques ao STF e ao Congresso, chegando a participar de atos antidemocráticos de seus apoiadores. Nesta pesquisa, o STF manteve avaliação estável, mas oscilando negativamente.


Essa postura do presidente Bolsonaro mudou em junho, depois que o ex-assessor Fabrício Queiroz foi preso em um imóvel de propriedade do então advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef. Desde então, o presidente passou a evitar ataques ao Supremo e ao Congresso e consolidou sua aliança com o Centrão.

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Enviar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco