Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Escolas estaduais iniciam processo de matrícula com transferências de estudantes da própria rede



 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (22), o processo de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que segue até 14 de abril. O primeiro dia foi dedicado, exclusivamente, para a transferência de estudantes da própria rede estadual que irão mudar de escola.

A transferência prossegue até o dia 14 de abril e pode ser feita mediante agendamento prévio, por telefone, em qualquer escola da rede estadual, mesmo que não seja aquela em que o estudante vá estudar. A transferência também pode ser feita remotamente, por telefone, se a documentação do estudante estiver toda regularizada. A transferência está ocorrendo por blocos de  municípios que fazem parte dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação  (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021).

 

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Vicente Calazans, falou sobre o processo. “A logística da transferência de escola para estudantes da rede e a matrícula de alunos novos foi pensada para garantir a segurança das famílias, em parceria com a SAEB por meio do SAC Digital e da Prodeb. As vagas estão garantidas para todos que procurarem. Por tanto, não precisa fazer fila, nem aglomeração nas escolas. É importante ver o cronograma e as datas de transferência e matrícula de acordo com cada município e NTE. Todas as informações estão disponíveis no Portal da Educação, nas redes sociais da Educação Bahia e também nas escolas que podem ser contactadas por telefone. Todo o processo pode ser feito de forma ainda mais tranquila e segurança neste momento de pandemia”, afirmou.

A vendedora Paula Amâncio já garantiu a transferência do seu filho Issac Castelo Branco, 15, do  9º e 1º ano. Ele estudava no Colégio Estadual Cleriston Andrade, em Salvador, e foi transferido para o Colégio Estadual João Carneiro, em Conceição do Coité. "Moramos um ano em Salvador e, agora, retornamos para Coité. Como a escola já tinha toda a documentação do meu filho no sistema da SEC, consegui fazer a transferência dele de forma remota, me comunicando pelo WhatsApp da escola. O processo foi bem prático, organizado e seguro, pois não precisei sair de casa", revelou.

 

O estudante Issac falou da expectativa de retornar para a sua antiga escola. "Eu já estudei por três anos nesta escola e estou feliz em poder voltar. Estou me adaptando ao ensino remoto e me familiarizando mais com as plataformas digitais, como o Google Meet. Vai ser muito bom poder rever todos da minha antiga escola, mesmo que de forma virtual", afirmou.

 

Matrícula para alunos novos começa nesta terça-feira (23) pelo SAC Digital

Para os alunos que são da rede estadual, a matrícula já foi realizada automaticamente. Já os egressos de escolas municipais, federais ou privadas devem fazer sua matrícula a partir desta terça-feira (23) até o dia 14 de abril, pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível gratuitamente nos sistemas ANDROID e IOS).

Para se cadastrar no SAC Digital, é simples. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital, para ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da cédula de identidade ou certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da cédula de identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Para saber mais acesse: www.educacao.ba.gov.br

Foto: Divulgação



--
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
www.educacao.ba.gov.br
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#