Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Nos bastidores, governo admite que queria polarização com PT, mas não com Lula


 

Por Andréia Sadi


Cobre os bastidores de Brasília para o Jornal Hoje (TV Globo) e na GloboNews. Apresenta o Em Foco (GloboNews) e integra o Papo de Política (G1)


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou ou ex-presidente Lula elegível não foi comemorada pelo Palácio do Planalto mas, sim, vista com cautela. Nos bastidores, integrantes do governo admitem que sempre torceram pela polarização com o PT em 2022 – mas não com Lula como rival e, sim, um outro candidato do partido.


O governo tem monitorado os desdobramentos políticos da decisão do STF que liberou a candidatura de Lula e feito análises reservadas.


Ainda há uma expectativa no governo, segundo relatos obtidos pelo blog, que o STF dê a palavra final a respeito da candidatura ou não de Lula.

Enquanto aguarda desfechos, a primeira avaliação feita por um grupo de auxiliares presidenciais é que o ex-presidente tem autoridade para falar em temas como desigualdade social e combate à pobreza – e que isso atrapalha os planos do governo de capitalizar popularidade entre setores mais vulneráveis da sociedade, como a população que recebeu o Auxílio Emergencial.


E essa avaliação preocupa a equipe econômica: antes de Lula, já havia uma sinalização do governo de guinada para uma agenda populista. Agora, interlocutores do ministro da Economia, Paulo Guedes, temem que o governo abandone a agenda liberal para fazer frente ao ex-presidente de olho em 2022.


A segunda avaliação do grupo que acompanhou o discurso de Lula é de que o retorno do ex-presidente ao tabuleiro eleitoral põe para escanteio, por ora, partidos de centro – que têm planos de candidaturas – e força o governo a defender a vacinação e o combate à pandemia como prioridade, o que nunca foi feito pelo Planalto.


Nas palavras de um interlocutor de Bolsonaro ouvido pelo blog, o principal opositor de Bolsonaro para 2022 é o próprio presidente.


“Com adversário gente grande, não há espaço para brincar de ideologia”, diz esse assessor.


Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#