Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Líderes de oposição rejeitam discussão proposta por Lira sobre semipresidencialismo

 


Líderes de oposição rejeitam discussão proposta por Lira sobre semipresidencialismo
Alessandro Molon | Foto: Câmara dos Deputados

A sugestão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de discutir a implementação do semipresidencialismo ou do parlamentarismo a partir de 2026, não foi bem aceita por líderes de oposição. Lira abordou o assunto em entrevista à CNN Brasil na última semana, citando a mudança como necessária para acabar com a instabilidade no Brasil.

 

O líder da oposição na Casa, Alessandro Molon (PSB-RJ), já se declarou contra. “O povo já decidiu pelo presidencialismo no plebiscito de 1993. Não faz sentido tirar dos brasileiros uma decisão que a Constituição de 1988 colocou nas mãos do povo. Fazer isso no Congresso, sem um novo plebiscito, e um ano antes da eleição, é, no mínimo, casuísmo”, disse o deputado à coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

 

O líder da minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), também é contra. “Antes a gente precisa sair da Idade Média em que estamos. Vamos superar as trevas atuais, garantir a democracia. Depois podemos debater o tema”, declarou.

 

Já o líder do PT, Bohn Gass (RS), sugere que a instabilidade é gerada quando a presidente Dilma Rousseff (PT) foi tirada do poder sem ter cometido crime, na avaliação do parlamentar, enquanto Lira ignora os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e não instaura os processos. A crítica foi reforçada pela líder do PSOL, Talíria Petrone, que chamou o presidente da Câmara de "bastião do bolsonarismo".

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#