Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

1º dia do Enem teve textos longos, redação elogiada e abstenção menor

 


A prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 teve trechos da música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho, além de canções de Gonzaguinha e Chico Buarque e de perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e questão indígena.

Única parte discursiva e uma das mais temidas do exame, a redação teve como tema "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Professores ouvidos pelo g1 elogiaram a escolha do assunto. Segundo dados mais recentes, o Brasil tem cerca de 3 milhões de pessoas sem nenhum documento.

O primeiro dia do Enem rendeu algumas cenas inusitadas, como a de um candidato em Cuiabá que se atrasou e se arrastou no chão para poder passar pelo portão que se fechava. Em São Luís, uma estudante atrasada também conseguiu entrar por pouco: ela passou por uma fresta do portão que se fechava.


Teve ainda a história de uma estudante de Teresina que esqueceu a identidade e foi salva por um professor que foi buscar o RG na casa dela. No Recife, uma candidata passou mal e precisou da ajuda de um bombeiro para conseguir entrar no local de prova.

De modo geral, a aplicação do exame ocorreu sem problemas pelo país. Houve contratempos pontuais, como em Teresina, em que candidatos precisaram trocar de local de prova após a fiação da escola onde fariam a prova ter sido furtada. Ou em Maringá (PR), em que a prova foi cancelada em um dos locais devido a quedas de energia. Foi o mesmo problema registrado em uma faculdade na cidade de Escada (PE).

Prova

Foram 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Considerada dentro dos padrões do Enem, a prova testou a capacidade de interpretação dos candidatos ao trazer textos longos.


Alguns candidatos definiram a prova como "intrigante", "desgastante", "tensa" e 'complicada".


Uma das questões mais lembradas da prova foi a que trazia trechos da canção "Admirável Gado Novo".


Ao g1, o cantor Zé Ramalho disse ter se sentido "recompensado" ao saber que uma de suas músicas havia sido citada na prova do Enem 2021. (veja o trecho da música no vídeo abaixo)


"É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de 'atualizada' refere-se à situação também 'para sempre' do povo brasileiro", refletiu Zé Ramalho, em nota enviada ao g1.

Assim como em anos anteriores, o exame focou em temas sociais e trouxe questões que tratavam de escravidão, racismo e questão indígena.
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#