Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Após 40 anos, ABBA retorna com novo álbum; saiba como é 'Voyage'

 


O ABBA lançou nesta sexta-feira (5) o primeiro álbum da banda em 40 anos. "Voyage" tem dez músicas e é sucessor de "The Visitors", lançado em 1981.


O grupo formado por Anni-Frid Lyngstad (75 anos), Agnetha Fältskog (71), Björn Ulvaeus (76) e Benny Andersson (74) se separou em 1982. Agora, eles preparam show com hologramas, com temporada em Londres prevista para maio de 2022.

Como são as novas músicas do ABBA?

"Voyage" é declaradamente uma continuação de "The Visitors", álbum que apresentava uma banda mais madura, experimentando mais no som: com mais sintetizadores do que orquestrações. Havia menos harmonias vocais ensolaradas e os arranjos eram mais soturnos.


Essas características, no geral, estão mantidas no novo álbum. O ABBA apenas continua o que estava fazendo em 1982, não atualiza o som, como Benny já havia avisado em evento com jornalistas, em setembro:

O grupo se reuniu para gravar duas músicas para um especial de TV, mas resolveu fazer um álbum completo como trilha para o show de hologramas. Primeiro single do álbum, "I Still Have Faith In You" é uma balada com piano sobre a relação que os quatro da banda ainda têm.


"É sobre perceber que é incrível estar onde estamos. Ninguém poderia imaginar isto, lançar um álbum após 40 anos e ainda sermos melhores amigos. Ainda gostando da companhia um do outro e tendo total lealdade", explicou Bjorn.


Outra letra que se destaca é a de "Bumble Bee". Nela, a banda troca a melancolia geralmente usada para falar de relações e a usa para falar de mudanças climáticas: "É um absurdo nesta manhã de verão / Pensar que poderíamos estar presos / Dentro de um mundo onde tudo está mudando / Muito rápido para as abelhas se adaptarem".


Há de se levar em conta também que as vozes das cantoras estão mais graves, algo natural que torna o álbum um pouco mais sisudo.


Se antes o ABBA cantava as inquietações de casais prestes a terminar, agora os temas são o amor por uma cachorrinha ("I Can Be That Woman"), pelo Papai Noel ("Little Things") ou pela a amizade após o divórcio ("I Still Have Faith In You").

O ABBA vai sair em turnê?

Não. Esta volta terá apenas shows com performances digitais, a partir de 27 de maio de 2022, em Londres. A apresentação "ABBA Voyage" foi criada após meses de captura de movimentos dos membros pela Industrial Light & Magic, empresa de efeitos especiais criada por George Lucas. Mais de 850 pessoas trabalharam na recriação do ABBA.

"Agnetha, Frida, Benny e Bjorn subiram ao palco diante de 160 câmeras e quase o mesmo número de gênios dos efeitos visuais, e tocaram todas as músicas do show perfeitamente durante cinco semanas", disse o produtor Ludvig Andersson.


Como a banda começou a fazer sucesso?

Os dois "B" (Benny e Björn) começaram a escrever suas primeiras canções em 1966. Em 1969, Agnetha Fältskog e Anni-Frid se juntaram aos dois: o grupo passou a ser formado por dois casais.


Em 1973, já com o nome ABBA, tentaram em vão uma vaga no Eurovision, famoso festival de canções da Europa. No ano seguinte, o quarteto, ainda pouco conhecido, venceu com "Waterloo", usando a vitória inglesa sobre o exército de Napoleão para falar de uma relação conturbada.

Depois de "Waterloo", eles emplacaram outros grandes hits, como "Mamma Mia", de 1975. Um ano depois, o álbum "Arrival" (1976), com mais de 10 milhões de cópias vendidas, trouxe músicas como "Money, Money, Money", "Knowing Me, Knowing You" e "Dancing Queen".


"Take A Chance on Me", de 1977, e "Gimme! Gimme! Gimme! (a man after midnight)", de 1979, completaram a longa lista de sucessos da banda. São nove álbuns e mais de 40 singles.

Os casais continuam juntos?

O divórcio de Björn e Agnetha foi em 1979. Em 1981, Benny e Frida se separaram. O primeiro término originou uma de suas músicas mais potentes deles, "The Winner Takes It All".


Lançada em 1980, essa balada começava com os versos "Eu não quero falar / Sobre coisas que passamos / Embora esteja me machucando / Agora é história". Assim como outras canções, havia uma melancolia, mas desta vez o arranjo era menos "pra cima". A letra combinava com o arranjo mais solene.

Como o ABBA acabou?

Em 1980, o ABBA lançou o álbum "Super Trouper", com a faixa-título fazendo sucesso. No ano seguinte, saiu "The Visitors". Em 1982, a banda deu adeus com uma turnê pelo Japão, quando anunciou um "descanso". A pausa durou até 2021.


Nesta volta, eles foram bem nas paradas?

Em setembro, o grupo voltou ao top 10 de singles do Reino Unido pela primeira vez em 40 anos, com "Don't Shut Me Down", na nona posição. Foi o 20º single da banda a chegar nas dez mais da parada britânica. A música foi ouvida 2,3 milhões de vezes em plataformas de streamings na semana de lançamento. Antes, "One Of Us" tinha conseguido uma vaga no top 10, em janeiro de 1982.


Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#