Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Bolsonaro usou depoimento para 'carimbar' Moro político, avaliam ministros do STF

Por Andréia Sadi

Cobre os bastidores de Brasília para o Jornal Hoje (TV Globo) e na GloboNews. Apresenta o Em Foco (GloboNews) e integra o Papo de Política (G1)




Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pelo blog não acreditam em eventuais punições jurídicas para o presidente Bolsonaro (sem partido) no inquérito que apura suposta interferência política dele na Polícia Federal e afirmam que, hoje, a tendência é o arquivamento. O inquérito foi aberto em 2020, após o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro deixar o governo Bolsonaro argumentando que o presidente queria fazer trocas no comando da Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, para favorecer aliados e familiares. Bolsonaro resistiu por mais de um ano a depor, mas, na última quarta-feira (3), falou à Polícia Federal. No depoimento, o presidente negou interferência política na PF — e disse que Moro teria usado o comando da PF para negociar uma indicação ao Supremo Tribunal Federal. Moro nega essa versão e disse que não negocia “princípios por cargos”.



Na visão de integrantes do STF ouvidos pelo blog, a investigação tende ao arquivamento, mas eles avaliam que Bolsonaro usou o depoimento à PF como parte de uma estratégia política para “preparar o terreno” contra uma eventual candidatura de Moro à Presidência nas eleições de 2022. Nas palavras de um ministro da corte, o presidente quer desidratar o que sobrou da imagem de Moro como ex-juiz da Lava Jato, defensor da agenda anticorrupção — e “carimbar” sua candidatura como a de um político comum, que negocia cargos. A preocupação do governo é a de que eleitores que apoiam a agenda anticorrupção e votaram em Bolsonaro em 2018 migrem para Moro se ele sair candidato — principalmente entre apoiadores da Operação Lava Jato, comandada por Moro antes de ele abandonar a magistratura para integrar o governo Bolsonaro.


Moro tem filiação ao Podemos marcada para o próximo dia 10

Entre interlocutores de Moro, o depoimento de Bolsonaro foi uma surpresa. Aliados do ex-juiz não aguardam um desfecho com punição a Bolsonaro; no entanto, argumentam que o conteúdo da reunião ministerial é “claro” e que o presidente queria não só interferir na Política Federal para blindar familiares e amigos de investigação, como também para “perseguir” adversários políticos do bolsonarismo.

Dentro da Polícia Federal, as trocas recentes de cargos de comando têm rachado grupos da corporação que temem a perda de autonomia e interferência do governo em investigações.



Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#