Ibicaraí: Um 2021 que foi melhor que 2020

 



Há 12 meses atrás a cidade estava um verdadeiro caos: lixo sem ser recolhido das ruas, iluminação pública precária, salários do funcionalismo público atrasados, avenida principal com barreiras e barro que impediam a passagem de pedestres e ciclistas, Feira com obras paralisadas e entregue ao mau cheiro às moscas e urubus, só para citar alguns dos problemas que os cidadãos ibicaraienses enfrentavam no final da desastrosa gestão de Lula Brandão.

Era preciso reconstruir a confiança da população no governo municipal, regularizando os pagamentos, limpando a cidade, inaugurando – de verdade – as obras que foram abandonadas pelo ex-prefeito, que só pensava na impossível reeleição.


NOVA GESTÃO

Monalisa veio com a inovação de uma equipe de secretários que nunca haviam ajudado nenhum gestor a administrar uma cidade. Deixou de escolher tradicionais nomes de pessoas conhecidas pela população, em uma tentativa de trazer novas ideias, novos pensamentos, novas atitudes de gestão pública.

Hoje a equipe já está afinada e ajustada, capaz de movimentar o município rumo aos desafios que precisam ser enfrentados no ano que se inicia. A Covid-19, com sua nova variante Delta, não parece deixar Ibicaraí respirar aliviada, mas sim permanecer atenta e na preservação da saúde de sua população.


SAÚDE

Ter uma médica experiente à frente do município, com uma secretária que demonstrou ser eficiente na gestão da Saúde, foi fundamental para que a Pandemia fosse combatida, com vacinação, orientação ao cidadão e pronto atendimento aos casos suspeitos. Isso fez a cidade ficar calma e controlar a incidência de novos casos da doença. Ver o nosso Hospital Municipal começar a ser reformado, com a instalação de novos equipamentos e contando com maior números de médicos e profissionais da Saúde voltou a trazer segurança e paz à população.


CULTURA

Na Cultura, Esporte e Lazer, finalmente, os artistas e a população ibicaraienses passaram a ver o que todo mundo exigia: mais investimentos para que crianças, jovens e adultos pudessem dar vazão aos sentimentos já expressos por famosa banda nacional: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.


FINANÇAS

Nas Finanças cabe destacar o resgate do bom nome da Prefeitura Municipal de Ibicaraí junto ao comércio local e regional. O município voltou, após muitos anos, a ter crédito junto aos fornecedores, pois todos sabem que o governo atual honra os compromissos financeiros assumidos. Também os comerciantes voltaram a vender para os servidores públicos sem preocupação, cientes que todo dia 30 os salários estarão nas contas correntes.


ADMINISTRAÇÃO

A Secretaria de Administração, responsável pelo patrimônio público e pela gestão dos servidores municipais, enfrentou desafios na reorganização da casa, mas desempenhou o seu papel de auxiliar a prefeita nas decisões que mais impactaram o município neste ano de 2021.


EDUCAÇÃO

Já na Educação, Ibicaraí viu escolas sendo reformadas, professores voltando a ser valorizados, estudantes sendo assistidos com um olhar mais humano e responsável, trazendo perspectivas de mais três anos que transformarão a Educação ibicaraiense.


SOCIAL

Quanto à Secretaria de Assistência Social, é evidente que cumpriu o seu papel em uma crise humanitária gerada pela Pandemia, sendo capaz de suprir as demandas mais urgentes da população mais frágil socioeconomicamente.


INFRA

A Infraestrutura deu conta do recado, cuidando das vias públicas, da iluminação, da coleta do lixo e da destinação do mesmo, que deixou de ser acumulado a céu aberto no antigo lixão, resolvendo uma demanda de décadas, que gerou até processo judicial contra o município. Agora todo o lixo é enviado para um aterro sanitário em outro município. A presente e as futuras gerações agradecem por isso!


AGRICULTURA

Na Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano voltamos a ver uma prefeita dando o devido valor à pasta, investindo recursos, dando condições de trabalho e valorizando os setores que geram receita para o município.


GOVERNO

A Secretaria de Governo foi fundamental para o diálogo entre o Poder Executivo e os demais poderes, sendo canal de entendimento e gerando a discussão e a busca de soluções que viabilizassem projetos e ações fundamentais para o bom andamento da Gestão.


SAAE

Finalmente o SAAE, autarquia ibicaraiense, que enfrenta o sucateamento dos aparelhos e maquinários que fornecem água à população, tem lutado, dia e noite, para resolver os problemas de forma efetiva, sem apelar para soluções de curto prazo, as quais - já está comprovado - acabam maquiando os problemas que voltam a surgir a cada mês.


PERSPECTIVAS

Enfim: o ano que se encerra pode ser considerado melhor do que o ano de 2020. Agora, com a equipe verdadeiramente mais experiente afinada, com muitos dos problemas estruturais encontrados já mapeados e em vias de serem resolvidos, os ibicaraienses viverão a certeza de que 2022 trará outros desafios a serem vencidos, com a certeza de que o novo ano será ainda melhor!

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Enviar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco