Novo Enem: a partir de 2024, prova terá etapa focada em área escolhida pelo aluno

 


O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta segunda-feira (14) um documento que define mudanças no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. De acordo com o relatório, as alterações sugeridas visam adequar o exame ao Novo Ensino Médio que vai estar totalmente implantado em três anos.

O novo documento detalha que a avaliação vai passar a ter questões discursivas e de múltipla escolha, distribuídas em: redação + perguntas de formação geral (sem divisão por disciplina, cobrando habilidades mais interpretativas do que conteudistas); e perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática), também sem enfoque conteudista, segundo habilidades e competências desenvolvidas.

“É uma grande mudança, principalmente a segunda etapa, porque cada aluno vai poder escolher uma área que corresponda ou esteja mais próxima ao curso que ele quer ingressar” explicou a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, em entrevista ao G1.

Segundo ela, quem vai ficar responsável por indicar quais cursos são abrangidos por cada área será a instituição de ensino superior.

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Enviar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco