Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

CAPS de Ibicaraí faz caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Armando Miranda de Souza, fez uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade para comemorar o 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 

A ação teve início às 9 horas, na praça Otaviano Batista, subindo as avenidas Professor Otávio Monteiro, São Vicente de Paula, passando em frente ao prédio da prefeitura e voltando pela rua Rui Barbosa, finalizando na Praça Henrique Sampaio, onde profissionais da saúde falaram sobre a importância desse dia.

A ação teve como tema: “Não deixaremos o futuro repetir o passado. Manicômio nunca mais”. Lembrando o fim dos manicômios no Brasil, no início do século 21, e chamando a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, as formas corretas de tratar doenças dessa natureza e a importância da atenção básica de saúde no processo de inserção do indivíduo no convívio com a sociedade, além da participação diária em oficinas e terapias coletivas.

Na oportunidade os usuários do CAPS carregavam faixas, cartazes e símbolos que marcaram o período manicomial no Brasil e o fim dos manicômios e hospícios, com a Lei 10.216, de 2001 e a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em 2002.

Participaram da caminhada a Coordenadora do CAPS de Ibicaraí, Carla Melo, a Secretária Municipal de Saúde, Luna Tavares, a Coordenadora Municipal de Saúde Mental Karla da Silva Santos, profissionais da Equipe Emult, o Coordenador da Atenção Básica, Carlos Cezar, além de diversos profissionais da Saúde, o Assessor Especial Arlyson Ramos, além dos usuários do CAPS.


18/5 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 19.05.2022












Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#