Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Monalisa participa com equipe do Incra da entrega de títulos do Titula Brasil no Assentamento Vila Izabel

 


A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, esteve visitando na tarde de quinta-feira, dia 22 de setembro, o Assentamento Vila Izabel, no distrito do Cajueiro Velho, na região leste do município. Na oportunidade a prefeita estava acompanhada dos secretários municipais Fredson Santos (Agricultura), Thallis Leal (Governo), Cris Arraes (Chefia de Gabinete), além dos vereadores Aroldo Melo, Lió, Duartes e Clícia Guerreira, assessores municipais e uma equipe técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde fizeram a entrega de títulos de terra do Programa Federal Titula Brasil.

A ação contou com a presença de dezenas de assentados que finalmente foram beneficiados e receberam a documentação de posse, e com uma equipe do INCRA composta por Paulo Emmanuel Alves, Superintendente Regional Região Sul da Bahia (INCRA), Wallace Anderson, Chefe da Unidade Avançada do Incra no Sul e Extremo Sul da Bahia e Giuseppe Serra Seca, Diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento.

Na oportunidade foram entregues 6 Títulos Definitivos (TD) ao Assentamento Etevaldo Barreto (Santana) e 27 Contratos de Concessão de Uso (CCU) - que funciona como um título provisório - para as famílias do Assentamento Conjunto Vila Isabel, além da regularização de 12 famílias que passaram a fazer parte do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

A prefeita Monalisa Tavares fez questão de lembrar que durante esses 20 meses de governo ela e sua equipe já visitaram os assentamentos inúmeras vezes, levando ações da Saúde, Social, Agricultura e Infraestrutura, além da recuperação de estradas vicinais e iluminação de LED por onde passa energia elétrica e que depois da emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) feita pelo Incra, em maio, a mesma equipe volta para realizar mais esse sonho dos assentados, que é a entrega dos títulos da terra. “Nosso governo trabalha muito e realiza sonhos. O que estamos fazendo nesses assentamentos nos últimos 20 meses já ultrapassa o que foi feito nos últimos 12 anos”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

“No primeiro semestre nós assinamos um termo de cooperação técnica de projetos para início da regularização do Assentamento junto ao INCRA, e agora, quatro meses depois, nós estamos entregando os títulos da terra. É o trabalho sendo bem feito, com comprometimento e responsabilidade. Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento. Quero agradecer a prefeita Monalisa Tavares por confiar em mim, e a equipe do Incra, que agilizou e acelerou o processo e hoje está regularizando esse assentamento”, disse Fredson.

“Em maio o primeiro passo foi dado com a assinatura do acordo entre a Prefeitura e o Programa Federal Titula Brasil para efetivar a regularização. Assinamos também um segundo acordo de cooperação técnica com o Incra, que irá auxiliar no georreferenciamento, entre outras ações. Hoje, quatro meses depois, estamos entregando o título e fazendo a regulamentação fundiária do Assentamento. É um momento importante para o Assentamento Vila Izabel”, disse Paulo Emmanuel.

O presidente do assentamento, Antônio Rodrigues de Almeida, o popular Antônio de Yoyô, falou da importância da regularização do assentamento e da luta da prefeita Monalisa, do secretário Fred e a equipe do Incra para fazer o processo andar e acontecer. “Diferente do que alguns pensam, nós trabalhamos e produzimos muito aqui. Hoje o assentamento produz mais de mil litros de leite por dia, além de cacau, gado de corte, queijo e iogurte, ovos de galinha caipira, hortifrúti, banana da prata e da terra, manga, laranja, aipim, maracujá, abacaxi, coco e tantas outras culturas”, disse Antônio de Yoyô.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 24.09.2022







Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#