Ibi Terra Santa

Em noite de puro ‘saudosismo’ e 'glamour' prefeitura de Ibicaraí lança o IbiFolia 2022

 


A noite de sexta-feira, 21 de outubro, véspera dos festejos de 70 anos de emancipação política de Ibicaraí, presenciou uma noite de puro saudosismo e glamour, com o cinema lotado (lembrando o antigo Cine Ana) para assistir ao lançamento do IbiFolia, e a promessa da volta de uma das mais tradicionais micaretas do interior baiano. O retorno da micareta era um antigo sonho da prefeita Monalisa Tavares, que nunca escondeu a vontade de resgatar a festa mais popular de Ibicaraí.

O cinema lotou com a presença da prefeita Monalisa Tavares, o vice prefeito Adelson Oliveira, secretários e diretores municipais, vereadores, empresários, comerciantes, jornalistas, blogueiros, influenciadores digitais, músicos, representantes da Polícia Militar, além de um grande público.

A prefeita Monalisa Tavares chegou no ritmo do batuque da bateria da escola de samba Vai e Vem, da família de Tonha Preta. Na sequência o assessor de comunicação e mestre de cerimônia do evento, Guilherme Moreira, fez uma criativa e irreverente abertura do lançamento do IbiFolia e mostrou um vídeo sobre os tempos áureos das micaretas de Ibicaraí.

Na sequência foi exibido um mini documentário com depoimentos de Antônio Pimenta e o nascimento do Trio Elétrico Moby Dick, da funcionária pública Bina, que falou um pouco da história da sua família e da Escola de Samba Vai e Vem. O grande cantor de renome nacional Luiz Caldas deixou o seu depoimento, e lembrou que foi em Ibicaraí, com apenas 16 anos, que ele subiu no primeiro trio elétrico. Ainda tivemos os emocionantes depoimentos da professora Lilia e do músico Mazinho, ex-integrante do Trio Tapajós.

Guilherme, de forma bem criativa, brincou com os ritmos e mostrou para o público presente que a festa terá paredões, trios elétricos, além de muito axé e arrocha. O assessor informou ainda que o IbiFolia acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2022.

Na sequência, o secretário de Cultura Olivério Leal falou um pouco sobre a festa e o quanto ela vai movimentar o comércio local, com hotelaria, restaurantes, lojas de roupas e sapatos, salões de beleza, camelôs e o comércio informal. “As expectativas são as melhores possíveis. Vamos aproveitar a festa com muita diversão”, disse Olivério. 

Em seguida, Gabriel Andrade, um dos responsáveis pela organização da micareta, informou que a festa terá dois trios e um grande palco fixo na feira livre e que os ambulantes serão todos cadastrados com antecedência pelo setor de Tributos da prefeitura. “A expectativa é mil. Todos nós sabemos que micareta feita na ‘Gestão Monalisa’ dispensa comentários”, disse Gabriel. 


A secretária de Saúde Luna Tavares falou um pouco sobre o funcionamento da Saúde. Luna lembrou que a festa coincide com a Semana Nacional de Prevenção a AIDS e que nos dias de festa será feita a distribuição gratuita de preservativos. Informou também que a USF Dr. Oséas Peixoto funcionará para atendimentos durante os dias de folia, com a presença do Samu. 


O Capitão PM Gilvan foi breve ao falar da segurança pública na festa. “Já existe um planejamento pronto para a micareta. Estamos nos preparando e sabendo que Ibicaraí terá segurança. Acreditamos que o cidadão de Ibicaraí é um povo ordeiro e a 63ª CIPM está preparada para atender a população e o folião das cidades circunvizinhas. 

Luizinho do Trio da Huanna subiu ao palco representando os músicos da festa. O músico falou da importância da micareta de Ibicaraí em sua trajetória. Luizinho falou emocionado do início da sua história como músico e lembrou da sua saudosa mãe, que o colocou no caminho artístico. 

Por último, Guilherme mostrou vídeos dos avanços de Ibicaraí nesses 70 anos de história e convidou a prefeita Monalisa Tavares para subir ao palco. A prefeita agradeceu a presença de todos, e falou da importância de resgatar a micareta. Monalisa aproveitou e apresentou Luana Seles, a Rainha do IbiFolia 2022, que recebeu das mãos da prefeita a faixa, o cedro e a chave da cidade.


A prefeita Monalisa Tavares aproveitou o momento e deu um spoiler das grandes atrações confirmadas até o momento: Afrodisíaco, Mister Galiza, Lá Fúria, Filipe Escandurras, Trio da Huanna e Parangolé. A prefeita ainda citou nomes como Paulo Neto, Otávio Matheus, Kinho Lemos, Pérola Negra e Murilo Macedo, entre as muitas atrações regionais que estarão no IbiFolia2022.

Para finalizar, Monalisa falou um pouco da história da micareta em Ibicaraí. A prefeita lembrou que ela, ainda criança, saiu no trio elétrico Moby Dick. Monalisa lembrou da sua primeira gestão e das suas famosas micaretas. A prefeita informou que a grade de atrações ainda está em aberto e que nos próximos dias vai ter novidades.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 24.10.2022






Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Fale Conosco

Ibi Terra Santa