Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Saúde de Ibicaraí faz reunião do Comitê Operacional de Emergência - COE

 


Representantes da Saúde, Social, Regulação, Vigilância, Infraestrutura, Educação, Atenção Básica, NET, Comunicação e Agentes de Saúde participaram na manhã da última terça-feira, dia 06 de dezembro, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, de uma reunião do Comitê Operacional de Emergência (COE), para discutir e apresentar um diagnóstico da situação do município no pós-chuvas e as responsabilidades de cada setor em caso de um novo desastre natural provocado pelas fortes chuvas.

A reunião foi conduzida pela Assessora Técnica da Saúde, Amora Menezes, e durante a manhã de conversas foram apontados potenciais abrigos para famílias, a grande maioria nos prédios escolares. A Academia da Saúde deixaria de ser um ponto de abrigo, porque segundo a fiscalização, não apresenta estrutura suficiente para ser um abrigo. 

A Assessora Técnica da Saúde ressaltou que o COE foi criado no final de dezembro de 2021 e reforçou a importância de mantê-lo ativo para planejamento das ações em caso de possíveis desastres naturais. Na oportunidade foi apresentada a atualização da matriz de responsabilidades e apontadas algumas fragilidades do processo de condução da enchente de dezembro de 2021, que foram ajustadas para melhor organização do processo de trabalho.

O advogado Carlyle Assis, pediu que fosse criado um protocolo de como agir em cada estágio (amarelo, laranja e vermelho). Carlyle lembrou que Ibicaraí entrou no alerta laranja. Em seguida perguntou quais os procedimentos devem ser feitos; o que temos disponível para essa fase; e qual o roteiro a ser seguido. Segundo ele, é importante esclarecer o que cada equipe e indivíduo comum precisa saber fazer em cada estágio.

A Secretária Municipal de Saúde, Luna Tavares, alertou que dezembro será um mês de muitas chuvas e pediu que todos ficassem em alerta. Na sequência a secretária abriu espaço para sugestões. Luna falou ainda que irá sentar com os secretários, com a prefeita e o representante da Defesa Civil em alguns dias e vai passar o resultado dessa reunião e os pontos levantados que não eram de responsabilidade da Saúde.

Por último ficou definido que a próxima reunião acontecerá no próximo dia 15 de dezembro (próxima quinta-feira), com a presença de representantes dos bairros que são diretamente atingidos pelas chuvas.


Estiveram presentes na reunião:

A Secretária Municipal de Saúde, Luna Tavares; a Assessora Técnica, Amora Menezes; a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Fernanda Luiza Nascimento, o advogado Carlyle Assis; além de Maiana Ramos (Regulação), Sandra Regina (Agente de Saúde), Reynaldo Ramos e Erick Alves (Infraestrutura), Fellipe Alves (Educação), Kamila Gonçalves (Atenção Básica), Jacira Oliveira (Social), Thaísa Ramos (NEP), Adrian Freitas (Comunicação), Ana Júlia, Ana Graciela e Bárbara Castro (Saúde).


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 09.12.2022





Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#