Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Saúde de Ibicaraí fica em 3º lugar entre as cidades baianas com 11 USF, de acordo com o Previne Brasil

 




A Saúde de Ibicaraí continua sendo exemplo de boa gestão pública na Bahia e agora no Brasil. A cidade, que a exatos dois anos tinha uma pífia pontuação de míseros 3,4 pontos, de acordo com o Previne Brasil (PB) - o que deixava o município entre os últimos colocados no estado da Bahia - quase triplicou os seus números (na atual gestão), chegando a 9,28, o que a coloca a cidade em 3º lugar na Bahia entre os municípios que possuem 11 Unidades de Saúde da Família (USF), e em 13º lugar a nível de Brasil, seguindo o mesmo critério estadual.

Os índices do Previne Brasil continuam crescendo em Ibicaraí, e todo esse avanço é resultado de grandes investimentos em saúde no nosso município (nos últimos 24 meses) e o competente trabalho que vem sendo realizado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Luna Tavares, os índices são calculados seguindo sete indicadores na saúde básica: 01 - Gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 02 - Gestantes com exames para sífilis e HIV; 03 - Gestantes com atendimentos odontológico realizado; 04 - Mulheres com coleta de exame citológico na APS; 05 - Crianças de um ano de idade, vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; 06 - Pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; 07 - Pessoas com diabetes e hemoglobina glicada, solicitada no semestre.

“O Previne Brasil é um programa de incentivo ao financiamento da saúde primária, e a atual gestão tem na saúde preventiva e no investimento na atenção básica, a certeza de que a prevenção e o diagnóstico rápido e preciso no início do provável problema de saúde encurta o caminho da cura. Temos uma médica como prefeita, a doutora Monalisa Tavares, que por conhecer de saúde, cobra muito da nossa secretaria, o que nos coloca na obrigação de fazer sempre mais e melhor. Triplicar os nossos números do Previne Brasil em apenas dois anos só comprova que estamos ofertando Saúde de verdade para a população, o que nos enche de orgulho”, disse a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares.


Previne Brasil 

É o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 01.02.2023

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#