Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Dengue: 10 perguntas sobre a doença respondidas


O Brasil atingiu 512 mil casos de dengue em 2024, segundo os dados atualizados pelo Ministério da Saúde.


➡️ Os números incluem o volume de casos confirmados e prováveis, ou seja, que ainda estão em investigação, em todos os estados, de janeiro até 12 de fevereiro.


Também foram confirmadas 75 mortes pela doença. Outras 217 estão em investigação.


📈 Os casos de dengue são quase quatro vezes mais do que os registrados no mesmo período de 2023. À época, foram 128,8 mil notificações.


📊 O Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro têm o maior índice da doença.

E pra falar sobre esse assunto, o programa falando francamente hoje recebe ....

1. Quais os sintomas da dengue?

Em alguns casos, a dengue é assintomática. Em outros, apresenta alguns sintomas como: 


Febre alta e súbita;

Mal estar;

Manchas avermelhadas pelo corpo;

Dor ao movimentar os olhos;

Falta de apetite;

Fortes dores musculares;

Dores de cabeça.

2. Como a dengue é transmitida?

A única forma de transmissão da dengue é através da picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com um dos sorotipos do vírus da dengue. Portanto, não é possível que haja transmissão por contato direto com um infectado ou suas secreções.


3. Quanto tempo dura os sintomas da dengue?

Na maior parte dos casos, os sintomas duram até o décimo dia de sintoma. Entretanto, o mal-estar e a sensação de fraqueza podem permanecer por mais algumas semanas.

4. Por que a pessoa com dengue tem que ficar de repouso?

O repouso é essencial para o paciente com dengue. Por conta dos diversos sintomas, a pessoa contaminada pode ficar mais cansada que o normal. Por isso, descansar é muito importante para ter uma recuperação tranquila.


5. Quem está com dengue pode tomar leite?

Sim. Por conta da alteração no número de plaquetas, é muito importante que os pacientes com dengue se alimentem bem. Portanto, alimentos com ferro e ricos em proteína como ovos, leite e derivados podem ser consumidos livremente.


6. O que é melhor para dengue: paracetamol ou dipirona?

Apesar de não possuir um tratamento específico, normalmente, os dois são receitados quando é dado o diagnóstico da dengue. Dessa forma, os dois ajudam a diminuir a febre e aliviar a dor e o desconforto, servindo cada um para um propósito diferente.

7. Quem está com dengue pode trabalhar?

A decisão final é dada pelo médico. Porém, é de conhecimento geral que fazer esforço quando se está com dengue pode ser extremamente prejudicial para a recuperação do paciente.

8. Como prevenir a dengue?

A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é evitar a proliferação do Aedes aegypti. Portanto, elimine de sua casa águas armazenadas que podem acabar se tornando criadouros, como em pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou sem a manutenção adequada, vasos de planta e quaisquer outros recipientes abertos.


9. Como saber se estou com dengue?

Para ter certeza de que se está com dengue, apenas indo ao médico para fazer os exames necessários. Entretanto, existem alguns sinais de alerta, como os sintomas principais citados anteriormente. Alguns deles são: febre súbita, mal estar, dores fortes etc.

10. O que é dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é um tipo de dengue que surge, normalmente, quando se é infectado mais de uma vez pelo vírus. Essa “dupla contaminação” leva a alterações na coagulação sanguínea e gera sangramento nas gengivas, nos olhos, ouvidos e nariz. Além disso, podem aparecer sinais como sangue nas fezes, algumas manchinhas vermelhas na pele e vômitos. 


Quando identificada em seu estágio inicial, o paciente pode ser internado para monitoramento da equipe médica e, assim, tenha o problema tratado. Porém, por ser muito perigosa, se a dengue hemorrágica não for tratada com a rapidez necessária pode levar à morte. Para saber mais sobre esse tipo de dengue, veja a nossa matéria completa sobre o assunto.

https://www.selecoes.com.br/saude-bem-estar/dengue-perguntas-respondidas/

1 - Existe um grupo de pessoas que corre mais risco ao contrair dengue?

Pessoas de qualquer idade podem se contaminar, porém, as mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, indivíduos com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e crianças até dois anos têm risco aumentado de desenvolverem a forma mais grave da doença e até mesmo outras complicações.


Importante ressaltar que o mesmo mosquito da dengue também pode causar outras arboviroses, como Chikungunyia e Zika. Por isso, é tão importante o diagnóstico correto e o auxílio médico.

6 – Existe vacina?

Sim. A vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de 2023. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) e o imunizante passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação em 2024 – esse imunizante requer a aplicação de duas doses.


Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no distema público de saúde. Esta vacina também está disponível nos Centros de Imunização da rede privada.


O Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue que até o momento apresenta resultados promissores – os resultados do estudo clínico com 16.235 voluntários apontaram uma eficácia de 79,6% com uma única dose do imunizante, o que é uma vantagem. A expectativa é apresentar os dados para pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no segundo semestre de 2024.

8 – Posso ter dengue várias vezes?

Sim. Como existem 4 sorotipos diferentes da doença, uma pessoa pode se contaminar até quatro vezes ao longo da vida – cada vez por um dos sorotipos. A recuperação da infeção por um sorotipo proporciona imunidade vitalícia apenas contra ele.


Ao ser contaminada novamente por qualquer um dos outros sorotipos da dengue, o risco de desenvolver a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença, aumenta.


9 – A doença acontece o ano inteiro?

A dengue é uma doença sazonal – costuma acontecer nos períodos mais quentes e chuvosos (especialmente entre os meses de outubro e maio). No entanto, aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor e da doença o ano inteiro. 

https://vidasaudavel.einstein.br/dengue-9-perguntas-e-respostas-para-voce-entender-a-doenca/

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#