Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Adive Cardoso é eleito presidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia

 


Com inscrições de chapas entre os dias 17/4 a 27/4 e eleição de 18/4 a 28/4, a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba), elegeu para presidir os destinos da primeira instituição do gênero do interior do Estado no biênio 2024/2026, o acadêmico Adive Cardoso Ferreira Júnior.


Prestes a completar 13 anos – fundada em 20/5/2011 –, a Aljusba, entidade sediada na cidade de Itabuna, congrega advogados, juristas, professores de disciplinas do curso de direito, magistrados, juízes, delegados e afins do sul, extremo-sul e baixo-sul da Bahia.


A “Casa das letras jurídicas” regional, nasceu com a finalidade do estudo do direito em todos os seus ramos e do aperfeiçoamento e difusão das letras jurídicas. Outro importante objetivo da Aljusba é a de reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem com a área de ensino-pesquisa e produção literária jurídica do sul da Bahia, além do compromisso ético e o aprimoramento dessa secular ciência.


Além do acadêmico Adive Cardoso Ferreira Júnior (cadeira 27 patrono Boaventura Moreira Caldas) – presidente, foram eleitos também Vercil Rodrigues (idealizador e fundador, cadeira 1 patrono Francolino Gonçalves de Queiroz Neto, que é também patrono da Aljusba); Fernanda Guimarães Dantas (cadeira 8 patrono Raimundo Lima) – diretora-secretária; Tales Almeida Andrade (cadeira 20 patrono Nestor Duarte) - diretor-financeiro; Leandro Alves Coelho (cadeira 3 patrono José Joaquim Calmon de Passos) - diretor da biblioteca e arquivo e o acadêmico Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas (cadeira 31 patrono Eduardo Spínola) - diretor da revista. Além de José Carlos Oliveira (cadeira 2 patrono Ruy Barbosa de Oliveira) e Gabriel Nunes (membro honorário) – conselho fiscal.


Cabe a essa diretoria fomentar e difundir o cientificismo jurídico na região, com mais efetividade, tornando mais conhecido a academia com a realização de eventos e publicações, com a consequente inserção e elevação do papel institucional da Aljusba nas lides regionais.


Adive Cardoso Ferreira Júnior - nasceu em Itabuna/BA, formado em direito e doutorando em direito/UFSC e de Economia Regional e Políticas Públicas/UESC; mestre em Economia Regional e Políticas Públicas/UESC. Além de especialista em Direito e Processo Tributário/Estácio de Sá (2017), Direito Público/LFG (2022) e Docência do Ensino Superior/UENP (2022). É também advogado militante, pesquisador, escritor e professor das disciplinas de Direito Tributário e Prática Tributária da Anhanguera e da Unex – Itabuna/BA. Juiz Leigo Tribunal de Justiça do Ceará (2019/2021), juiz Leigo/TJ-BA (2021/2022) e Conciliador/TJ-BA (2023 – atual) e autor dos livros Curso Objetivo de Direito Tributário (2024), Processo Tributário Direto ao Ponto (2024), Direito Tributário em Foco: Estudos sobre a reforma tributária (PEC 45/19) (2023), Ciências Jurídicas em Debate (2022) e Ciências Jurídicas em Debate – Vol. 2 (2023).



(Ascom da Aljusba)

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#