Boquira e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem

 


por Ailma Teixeira / Francis Juliano

Boquira e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem
Foto: Reprodução / Youtube de Instituto Brasil Solidário [Arquivo]

Devido à estiagem, seis municípios – cinco deles no Oeste e Sudoeste do estado – tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta sexta-feira (12). São eles: Paratinga, na região do Velho Chico; Boquira e Ibipitanga, na Bacia do Paramirim; Belo Campo, na região de Vitória da Conquista; Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo; e Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá.

 

Em todos eles, a condição vale por 180 dias, contados a partir da data do primeiro decreto, feito pela prefeitura correspondente. Segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), a estiagem ocorre quando um município passa um período [de abril a julho] sem chuvas. Na seca, a situação fica mais agravada. A cidade passa dois [de abril a julho e de novembro a fevereiro] períodos sem precipitações.

 

Em uma das cidades, Boquira, a prefeitura local declarou que “a escassez de chuva, muitas vezes excessivamente prolongada, em todo o território municipal, tem causado nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão dos danos humanos provocados pela falta de água para a população da zona rural, além disso, a falta das chuvas provocam também a morte de animais (Criações) e perda das plantações de subsistência que causam substanciais danos à população”, diz trecho do decreto de 7 de janeiro. Com a condição de emergência, o município deve receber ações de apoio, como o serviço de carro-pipa.

Share on Google Plus

About Visão de Águia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Enviar um comentário

Fale Conosco

Fale Conosco