Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Saúde e DIVEP de Ibicaraí realizam bloqueio para combater os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, por meio da Vigilância Epidemiológica e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), vem realizando por toda a cidade o bloqueio para o controle do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus adulto, que são transmissores da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com o coordenador de Endemias de Ibicaraí, José Raimundo, o bloqueio vem acontecendo pelos pontos críticos da cidade e é uma aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), que está sendo realizado como pede a nota técnica do Ministério da Saúde (MS), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).


“O bloqueio é feito com equipamento costal motorizado, conhecido como pulverizador, e é realizado por profissionais treinados e capacitados para essa atividade, sob a supervisão e orientação técnica operacional da DIVEP”, disse José Raimundo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, o critério técnico adotado para o bloqueio em uma rua ou localidade acontece a partir de um ou mais casos positivos de Dengue, Zika ou Chikungunya, no local, com a devida confirmação de um laboratório de referência. “A partir do momento que recebemos a confirmação dos casos, realizamos o bloqueio (UVB) em um perímetro de pelo menos 100 metros”, disse a secretária.

Qual o objetivo do bloqueio?

Eliminar o mosquito infectado que esteja na localidade, evitando a transmissão de novos casos da doença. De acordo com a coordenação do DIVEP, todos devem ter os devidos cuidados, contribuindo para a não proliferação do mosquito, tais como: 

- Verificar a caixa d’água;

- Deixar a lixeira bem tampada;

- Colocar areia nos pratos das plantas;

- Não acumular lixo e vasos inservíveis no quintal;

- Limpar sempre as calhas;

- Cobrir a piscina;

- Limpar a bandeja externa da geladeira;

- Não acumular garrafas e vasos de bebidas abertas.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 10.02.2023




Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#